No dia 22 de julho, com transmissão através do canal Youtube, decorre a II Conferência CiiL: Desafios e respostas na promoção da leitura face à COVID-19. Esta Conferência CiiL terá como enfoque a discussão e reflexão de práticas efetivas na promoção da aprendizagem da leitura em período de Pandemia.
Consulte o Programa e inscreva-se.
O CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura - resulta da parceria entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação. Desde 2018 beneficia de financiamento europeu NORTE 2020.
Para construir alicerces sólidos para as próximas gerações de leitores, o CiiL aposta na promoção das competências pré-leitoras e leitoras.
Desde 2015, a equipa CiiL aplica os resultados da investigação na implementação de uma intervenção sistematizada em contexto escolar, diretamente com as crianças a frequentar a rede pública no Município do Porto, num trabalho a par com o do professor titular/ educador.
Ana Sucena, investigadora do IPP e coordenadora científica do projeto, explica que "É um trabalho ao nível da consciência fonémica e linguagem e, posteriormente, de consciência fonémica e relações letra/som, os alicerces daquilo que nos permite ler uma palavra isoladamente”.
O sucesso alcançado por este projeto no Porto fez surgir a vontade de criar uma Rede Nacional CiiL que alargue a outros territórios este modelo de intervenção.
A 18 de março de 2020 o CiiL adotou o modo virtual, com o objetivo de manter o trabalho continuado de intervenção que até aqui decorreu em modo presencial. O CiiL continua a ser o resultado do trabalho articulado de uma equipa que conta com professores, psicólogos e terapeutas de fala. Agora em contacto virtual entre si e com as crianças e pais.
Mantendo a intensidade da intervenção, são publicadas através dos canais Facebook, Instagram e YouTube, atividades sob a forma de vídeo dirigidas à promoção das competências pré-leitoras e das competências leitoras.
O Ciil está também próximo de todos através do correio eletrónico.
1.ª Conferência CiiL, Porto, 11.07:2019