Página Inicial > Ações > Estudos > CiiL

CiiL
CiiL
Centro de Investigação e Intervenção na Leitura

CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura - resulta da parceria entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP), a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Educação. Desde 2018 beneficia de financiamento europeu NORTE 2020.

Para construir alicerces sólidos para as próximas gerações de leitores, o CiiL aposta na promoção das competências pré-leitoras e leitoras.

Desde 2015, a equipa CiiL aplica os resultados da investigação na implementação de uma intervenção sistematizada em contexto escolar, diretamente com as crianças a frequentar a rede pública no Município do Porto, num trabalho a par com o do professor titular/ educador.

Ana Sucena, investigadora do IPP e coordenadora científica do projeto, explica que "É um trabalho ao nível da consciência fonémica e linguagem e, posteriormente, de consciência fonémica e relações letra/som, os alicerces daquilo que nos permite ler uma palavra isoladamente”.

O sucesso alcançado por este projeto no Porto fez surgir a vontade de criar uma Rede Nacional CiiL que alargue a outros territórios este modelo de intervenção.

 A 18 de março de 2020 o CiiL adotou o modo virtual, com o objetivo de manter o trabalho continuado de intervenção que até aqui decorreu em modo presencial. O CiiL continua a ser o resultado do trabalho articulado de uma equipa que conta com professores, psicólogos e terapeutas de fala. Agora em contacto virtual entre si e com as crianças e pais.

Mantendo a intensidade da intervenção, são publicadas através dos canais FacebookInstagram e YouTube, atividades sob a forma de vídeo dirigidas à promoção das competências pré-leitoras e das competências leitoras.

O Ciil está também próximo de todos através do correio eletrónico.

Ler 

1.ª Conferência CiiL, Porto, 11.07:2019

CiiL | resultados do projeto-piloto

CiiL - A construir alicerces para a leitura