Página Inicial > Ações > Eventos > Dia Internacional Livro Infantil

Dia Internacional Livro Infantil
Dia Internacional Livro Infantil
2020
2 de abril
Apenas viver não é suficiente, disse a borboleta,
É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor.
 
Hans Christian Andersen
 
cartaz 
 
O Dia Internacional do Livro Infantil assinala, a 2 de abril, a data do nascimento de Hans Christian Andersen
Este ano o cartaz português que assinala este dia é da autoria de André Letria, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2019.
 
A mensagem do International Board of Books for Young People (IBBY) de 2020, da responsabilidade da Eslovénia, e autoria do escritor Peter Svetina, e o cartaz criado por Damijan Stepančič podem ser consultados aqui.
 
O tema deste ano é «Fome de palavras», aqui bem representado pela ilustração de André Letria. André Letria, 46 anos, trabalha como ilustrador desde 1992, tendo já feito também cinema de animação e cenografia para teatro. A par do trabalho amplamente premiado, é ainda editor da Pato Lógico , que fundou em 2010.
 
Texto de Peter Svetina em português.
 
O Prémio Hans Christian Andersen, concedido a cada dois anos pelo Conselho Internacional de Livros para Jovens -  International Board on Books for Young People (IBBY) – pretende reconhecer  escritores e ilustradores  vivos, cuja obra constitui uma contribuição significativa e duradoura para a literatura infantil e juvenil. Homenageia o poeta e escritor dinamarquês e consiste num diploma e numa medalha de ouro entregues pela rainha Margarida II da Dinamarca, patrona do prémio. 
 
Mensagem de Teresa Calçada, comissária do PNL2027