O 1º de maio é o Dia Internacional do Trabalhador.
A data é celebrada em todo o mundo com alegria pelas conquistas laborais, com denúncia e reivindicação de melhores condições de trabalho e com homenagens a todos os que, ao longo dos anos, têm lutado pela dignificação do trabalho e pela melhoria da vida dos trabalhadores. Assinalado em muitos países como feriado nacional, o Dia do Trabalhador evoca a greve de 1 de maio de 1886, ocorrida em Chicago (EUA), para exigir melhores condições laborais, nomeadamente, a redução da jornada de trabalho de 17 para 8 horas diárias, greve esta reprimida com enorme violência policial.
Muitos direitos foram consignados desde então, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nas Constituições e em Códigos do Trabalho. Isto não obsta a que no século XXI ainda estejam por resolver em muitos países problemas antigos e tenhamos de superar muitos desafios novos, como o da atual pandemia.
O Portugal democrático festeja o Dia do Trabalhador desde 1974, juntando-se aos mais de 213 milhões de trabalhadores da União Europeia que, neste dia, erguem a sua voz celebrando as lutas de ontem, inspirando-se para as de amanhã.