O sistema e-elearning sobre estratégias de promoção da leitura funciona do seguinte modo: cada grupo de aulas possui um vídeo principal, na janela maior e um conjunto de vídeos complementares. A janela dos vídeos associados "ilumina-se" quando se aborda o tema e o formando é livre de seguir as sugestões dos vídeos complementares. Na base do sistema modular existe um conjunto de documentos e diapositivos que complementam a informação de cada aula.
Como utilizar o sistema de e-learning do PNL.
Hoje vamos falar de um assunto muito importante: ouvir contar histórias. O ser humano, desde o nascimento à morte, precisa que lhe contem histórias, sejam elas narrativas orais, novelas de televisão, filmes ou livros. Como sabem, a infância é o tempo fundamental para ouvir contar histórias. Esta prática leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções.
Vamos agora falar sobre histórias tradicionais...
Nesta categoria incluem-se as lendas, as fábulas, os mitos e os contos populares. Todas estas histórias começaram por ser transmitidas oralmente. Um dia foram registadas por escrito e, a partir de então, foram reescritas por muitos e variados autores, em prosa e em verso. São também um poderoso suporte cultural e veículo de conhecimento. As histórias tradicionais mais importantes são idênticas em muitos pontos do planeta, já que representam nas várias culturas questões comuns do comportamento humano.
Ler vários tipos de histórias: histórias de animais, fadas e bruxas / histórias divertidas/ histórias com aventura, magia e fantasia na sala de aula.
Como é do vosso conhecimento, as histórias infantis com animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia agradam geralmente às crianças. Prestam-se por isso à leitura na sala de aula, à observação das imagens e ao diálogo sobre as situações narradas e ilustradas.
As histórias que apresentam situações do quotidiano têm em geral a intenção de sensibilizar para as questões que se colocam no relacionamento entre as pessoas da mesma família, no seio de um grupo de amigos e que, em momentos de crise, podem desencadear sentimentos de perplexidade, susto, medo, ciúme, isolamento, insegurança, etc.
Como todos nós sabemos, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo, a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita e da oralidade.
Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, ajuda à memorização dos poemas preferidos, a descobrir imagens e sentimentos contidos nas ideias que as palavras veiculam.
Os livros informativos com ilustrações ou fotografias, sobre temas científicos ou artísticos, agradam muito às crianças, ajudam-nas a obter conhecimentos e habituam-nas a recorrer aos livros para se apoiarem na compreensão da realidade.