Crianças a Ler+ Pré-Escolar
Crianças a Ler+ Pré-Escolar
Práticas de leitura destinadas a crianças

O sistema e-elearning sobre estratégias de promoção da leitura funciona do seguinte modo: cada grupo de aulas possui um vídeo principal, na janela maior e um conjunto de vídeos complementares. A janela dos vídeos associados "ilumina-se" quando se aborda o tema e o formando é livre de seguir as sugestões dos vídeos complementares. Na base do sistema modular existe um conjunto de documentos e diapositivos que complementam a informação de cada aula.

Módulo 0 - Tutorial

Como utilizar o sistema de e-learning do PNL.


Módulo 1 - Contar Histórias

Hoje vamos falar de um assunto muito importante: ouvir contar histórias. O ser humano, desde o nascimento à morte, precisa que lhe contem histórias, sejam elas narrativas orais, novelas de televisão, filmes ou livros. Como sabem, a infância é o tempo fundamental para ouvir contar histórias. Esta prática leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções. 


Módulo 2 -Ler histórias tradicionais em sala de aula

Vamos agora falar sobre histórias tradicionais...

Nesta categoria incluem-se as lendas, as fábulas, os mitos e os contos populares. Todas estas histórias começaram por ser transmitidas oralmente. Um dia foram registadas por escrito e, a partir de então, foram reescritas por muitos e variados autores, em prosa e em verso. São também um poderoso suporte cultural e veículo de conhecimento. As histórias tradicionais mais importantes são idênticas em muitos pontos do planeta, já que representam nas várias culturas questões comuns do comportamento humano.


Módulo 3 - Ler vários tipos de histórias

Ler vários tipos de histórias: histórias de animais, fadas e bruxas / histórias divertidas/ histórias com aventura, magia e fantasia na sala de aula. 
Como é do vosso conhecimento, as histórias infantis com animais personificados, fadas, bruxas, aventura, magia e fantasia agradam geralmente às crianças. Prestam-se por isso à leitura na sala de aula, à observação das imagens e ao diálogo sobre as situações narradas e ilustradas.


Módulo 4 - Ler histórias do quotidiano na sala de aula

As histórias que apresentam situações do quotidiano têm em geral a intenção de sensibilizar para as questões que se colocam no relacionamento entre as pessoas da mesma família, no seio de um grupo de amigos e que, em momentos de crise, podem desencadear sentimentos de perplexidade, susto, medo, ciúme, isolamento, insegurança, etc.


Módulo 5 - Ler poemas na sala de aula

Como todos nós sabemos, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo, a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita e da oralidade.

Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, ajuda à memorização dos poemas preferidos, a descobrir imagens e sentimentos contidos nas ideias que as palavras veiculam.


Módulo 6 - Ler livros informativos na sala de aula

Os livros informativos com ilustrações ou fotografias, sobre temas científicos ou artísticos, agradam muito às crianças, ajudam-nas a obter conhecimentos e habituam-nas a recorrer aos livros para se apoiarem na compreensão da realidade.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura