Media@ção
Media@ção
Vencedores
2021

O número de trabalhos apresentados à edição 2020-2021 do concurso Media@ção aumentou significativamente em relação aos anos anteriores, particularmente em relação a 2019-2020, o ano escolar mais atípico de todos, com o início da pandemia Covid-19, com apenas 80 trabalhos. O júri agradece o empenho de alunos e professores e felicita todos por esta participação expressiva!

Recebemos 212 trabalhos, 39 na categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico e 173 na categoria 3.º ciclo/ secundário. A participação de alunos de 1.º e 2.º ciclo mantém-se relativamente baixa mas, este ano, com a agravante de nenhum dos trabalhos recebidos ter atingido a qualidade necessária para lhe ser atribuído prémio. Há apenas uma Menção Honrosa a distinguir um trabalho na categoria de 1.º/ 2.º ciclos, situação que é prevista no regulamento do Concurso.

O tema “a minha experiência com os media em tempo de pandemia” proporcionou formas de expressão e de abordagem muito diversificadas. Destacamos a subida do número de podcast em relação aos anos anteriores, sinal da valorização que este formato tem conhecido dentro e fora da escola. Destacamos igualmente o surgimento, através de estudantes de cursos profissionais e artísticos, de uma linha de trabalhos revelando grande domínio da linguagem audiovisual, uma vertente mais experimental e mensagens de cariz mais metafórico, poético ou mesmo filosófico. Diversamente destes, a maioria dos trabalhos situou-se numa linha, digamos, mais realista, mas com trabalhos não menos interessantes, pela forma criativa como testemunham a relação vivida com os media e o toque de humor que alguns apresentam.

Atendendo a esta diversidade e riqueza e aos critérios de apreciação definidos no Regulamento, o júri decidiu atribuir os prémios e menções que a seguir se apresentam. Como referido, não há prémios na categoria 1.º/ 2.º ciclos. Na categoria 3.º ciclo/ secundário, o 1.º e o 2.º prémio são atribuídos a mais do que um trabalho, em situação ex aequo.



Categoria 1.º/ 2.º ciclos


Não foram atribuídos prémios, de acordo com o art.º 7.º do regulamento (ponto 5)

 

Menção Honrosa

Ad@ptação [vídeo]

Escola Básica Monsenhor Jerónimo do Amaral, Vila Real

 



Categoria 3.º ciclo/ secundário


1.º prémio ex aequo

Alziras sem vida [podcast]

Escola Básica e Secundária de Albergaria-a-Velha

Zersetzung [vídeo]

Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa

 

2.º prémio ex aequo

Duas janelas para o mundo [vídeo]

Escola Profissional do INA, Santo Tirso

Integrity [vídeo]

Escola Secundária du Bocage, Setúbal

O nosso diário de quarentena [vídeo]

Escola Secundária do Fundão

 

Menções Honrosas

A minha experiência com os media em tempo de pandemia [vídeo]

Escola Secundária de Vendas Novas

Espelhos [vídeo]

Escola Secundária du Bocage, Setúbal

Jogadores de xadrez [vídeo]

Escola Secundária du Bocage, Setúbal

Pandemedia [vídeo]

Escola Básica Mosteiro e Cávado, Braga

 

Os trabalhos distinguidos serão publicados no canal Youtube do concurso à medida que forem recebidas as declarações de consentimento informado.
Mais uma vez devido à pandemia, não haverá cerimónia presencial de entrega de prémios e menções, pelo que os mesmo serão enviados para as escolas durante o mês de julho.
Acrescentamos que alguns dos restantes trabalhos, não obstante maiores fragilidades que possam apresentar, constituem apreciáveis testemunhos dos alunos sobre os tempos de confinamento a preservar e divulgar, pelo que o júri irá efetuar as diligências necessárias para tal.

 
Lembramos que o tema desta edição -  A minha experiência com os media em tempos de pandemia - constituiu um convite a  que os alunos se expressassem, em formato vídeo ou  podcast, sobre o que tem sido a sua vivência com os amigos, a família, a escola e outras dimensões da vida, num tempo em que os media têm sido um elo de ligação e comunicação essencial. Podem optar por uma abordagem mais ficcionada ou mais informativa; o importante é que essa abordagem expresse uma reflexão, um ponto de vista pessoal sobre qual tem sido o papel dos media na sua vida, os aspetos positivos e também as limitações que os media trouxeram ao modo como têm vivido estes tempos de pandemia Covid 19.

As grandes novidades, este ano, foram o tema a abordar A minha experiência com os media em tempos de pandemia e, ainda, a integração de outras duas entidades promotoras, o Plano Nacional de Cinema e o Centro Nacional de Cibersegurança.

Sugerimos aos interessados começarem por uma leitura atenta do Regulamento e pela consulta dos tutoriais A linguagem audiovisual.

Propomos ainda alguns livros PNL2027 sobre o ODS 3 - Saúde de Qualidade.

 

ODS 3

 

 

Lançamos mais dois pequenos vídeos de apoio ao concurso Media@ção: um sobre a importância do uso de imagens e músicas livres de direitos de autor para incorporar num trabalho próprio, com exemplos de sítios onde podem ser encontrados; outro sobre uma forma adequada de referenciar imagens, músicas e outros materiais.

 

Os dois vídeos assinalam também a iniciativa 7 Dias com os Media, pois são  um instrumento geral de apoio a um uso criterioso de fontes áudio e vídeo e ao tema dos direitos de autor.


Vídeo 1: Imagens e músicas de uso livre: onde encontrar?

 
 
 
Vídeo 2: Imagens e músicas: como referenciar?
 


 

Assista aos trabalhos vencedores em 2020, aqui.

 

cartaz

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura