xxx |
Título: O Monstro das Cores Autor: Anna Llenas Ilustrador: --- Editor: Nuvem de Letras
|
Apesar do nome, o monstro das cores não se parece nada, mesmo nada, com um monstro. Mais se assemelha a uma criança inquieta, perdida na confusão dos seus sentimentos.
A menina, primeiro, zangada, depois, calma e amigável, sabiamente, dá-lhe a mão, guia-o através do caos inicial. Fala-lhe da alegria, da tristeza, da raiva, do medo, da calma … Desenha-lhes os contornos, sublinha-lhes os efeitos experimentados pelo monstrinho. Explica-lhe que as emoções têm de ser separadas, de preferência, por cores, e bem organizadas. Assim, funcionam de maneira harmoniosa.
Mas toda a regra tem exceção! A menina e o monstro das cores ficam sem palavras nem lugar para arrumar algo de indescritível, representado pela explosão de flores e corações em tons rosa. O que será, agora?!
A expressividade do desenho, a simbologia das cores, o movimento das figuras ao longo da dupla página, o efeito das colagens, o percurso das guardas anteriores (com os sentimentos desarrumados) até às posteriores (com os sentimentos alinhados) sintonizam-se com o texto marcado pela interatividade das personagens, pelas comparações e descrições, ao mesmo tempo, poéticas e clarificadoras.
Neste álbum, Anna Llenas, autora de Se eu fosse um gato, Diário das Emoções ou Damião a Toupeira Furacão, continua a colocar-se na pele dos outros e a partilhar, através da arte, os diferentes ritmos das vivências das crianças e dos adultos.