Página Inicial > Ações > Projetos > LER - Leitura Escrita Recursos

LER - Leitura Escrita Recursos
LER - Leitura Escrita Recursos
Escreves R ou RR?

A Plataforma LER disponibiliza um novo recurso para a etapa APRENDER relativo ao domínio da ortografia..

A sequência didática Escreves R ou RR? é um exemplo que ilustra como pode ser introduzida ou consolidada uma correspondência grafema/fonema que está associada a uma regra contextual. O conjunto de jogos apresentado tem um nível crescente de dificuldade, começando por atividades de leitura e terminando em atividades de escrita.

 

Sons espaciais

Escreves R ou RR? - Etapa APRENDER

 

No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.

Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.

  

Plataforma LER

 LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.

Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.

  

 

 Disponibiliza-se aqui o acesso a todos os novos recursos da Plataforma LER.

 

  • Bingo dos Sons Espaciais
    Etapa APRENDER

    Bingo dos Sons das Letras
    Leia 

  • Sons espaciais
    Etapa APRENDER

    Sons espaciais
    Leia 

  • O papel da consciência morfológica na aprendizagem da leitura e da escrita
    Etapa DESENVOLVER

    A aprendizagem da escrita
    Leia

  • Montanha russa de sons
    Etapa APRENDER

    Montanha russa de sons
    Leia

    • O Ensino da Escrita: A dimensão textual
      Etapa DESENVOLVER

      O ensino da escrita: A dimensão textual
      Leia 

    • Porlex
      Etapa APRENDER

      Porlex - base de dados lexical
      Leia 

  • Falar, Ler e Escrever
    Etapa PREPARAR

    Falar, Ler e Escrever
    Leia

  • Encontra a família da foca
    Etapa APRENDER

    Encontra a família da foca
    Leia

  • Aprender a compreender
    Etapa DESENVOLVER

    Aprender a compreender
    Leia

  • As ilhas das vogais fortes
    Etapa APRENDER

    As ilhas das vogais fortes
    Leia

  •  

Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt.