Pssst...! Venham cá todos!
Pssst...! Venham cá todos!
Educadores Professores Formadores!

Educadores, professores e formadores sabem que o gosto pela leitura e a proficiência leitora implicam uma prática diária. O importante é ler. Ler muito. Ler livros variados! A leitura faz parte da vida da escola e das comunidades, em contextos de educação formal, não-formal ou informal.

As práticas de leitura realizadas pelos profissionais da educação exigem que estes conheçam e disponibilizem aos educandos um grande número e diversidade de títulos, que respeitem a idade, temas, preferências, capacidade de leitura e individualidade de cada criança, jovem ou adulto.


Como podem os educadores usar o Catálogo PNL para a prática da leitura diária?

 

O Catálogo PNL contém muitos títulos adequados aos mais novos, para ler em voz alta, ouvir, manipular, jogar, brincar, …. Livros com letras, palavras e números, desenhos e ilustrações, livros-objeto, livros pop-up, sonoros, tácteis, cartonados, … que podem ser usados na prática diária em creches, infantários e jardins de infância.

Ler e contar histórias aos bebés e às crianças é criar o gosto pelos livros e pelas palavras, estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e favorecer a criatividade e a imaginação.

Para procurar estes títulos, cruze com as palavras-chave pretendidas um ou mais dos vários critérios possíveis:

- idade - dos 0 aos 2 anos ou dos 3 aos 5 anos;
- nível - Pré-leitura;
- Clique no sinal +
… e deixe-se entusiasmar.

 

Os educadores que desejem realizar a leitura diária com as crianças podem encontrar no Catálogo PNL muitos títulos, capas, referências e resumos úteis para esta prática, que pode integrar-se em múltiplos projetos do PNL2027. Por exemplo, Leitura em Vai e Vem, Ler no Jardim, e outros.

 

 Leitura em Vai e Vem

 

Como podem os professores  encontrar no Catálogo do PNL livros para aconselhar aos alunos?

 

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais pressupõem a leitura e a escrita como atividades de todas as áreas curriculares. A Educação Literária atravessa todos os anos de escolaridade, sendo aconselhado o uso dos livros recomendados pelo PNL2027, quer para leitura orientada em sala de aula, quer para leitura autónoma.

Considerando que se deve respeitar a individualidade, os interesses e a maturidade dos leitores e que a leitura deve ocorrer em ambientes muito diferenciados, não se afigura relevante, e seria até redutor, circunscrevê-los a áreas curriculares ou níveis de escolaridade.

Assim, no Catálogo PNL, a pesquisa pode fazer-se por idade, nível de leitura e tema, cruzando qualquer um destes critérios com as palavras pretendidas.

- idade: 6 - 8 anos; 9 - 11 anos; 12 - 14 anos; 15 - 18 anos
- nível: Inicial; Mediana, Fluente
- tema: Arte, Banda desenhada, Biografia, Ciência e Tecnologia, Cultura e Sociedade, Ensaio, Literatura, Poesia e Vida prática.

 

Os professores que desejem desenvolver rotinas de leitura ou sustentar outros projetos disciplinares podem encontrar no Catálogo PNL muitos títulos, referências bibliográficas e sinopses úteis para estas iniciativas. Por exemplo, Já Sei Ler, 10 Minutos a Ler, Movimento 14-20 a Ler, Rede de Escolas aLeR+, Concurso Nacional de Leitura (CNL), Clube de Leitura nas Escolas (CLE), …

 

10 minutos a ler

 

 

Como podem os formadores saber se um livro recomendado pelo PNL2027 se adequa ao nível de leitura dos formandos?

 

No Catálogo PNL os livros estão identificados por quatro níveis de leitura, correspondentes a diferentes graus de proficiência leitora, sendo possível fazer uma pesquisa filtrada por estes níveis de leitura e idade.

Para escolher leituras para os formandos:

- escolha o nível pretendido: pré-leitura, leitura inicial, mediana e autónoma
- selecione a idade: 15-18 anos; maiores de 18 anos
- identifique o tema: Arte, Banda desenhada, Biografia, Ciência e Tecnologia, Cultura e Sociedade, Ensaio, Literatura, Poesia e Vida prática.

Há adultos que entendem mal o que leem ou expressam-se com dificuldade, sabendo que a leitura é um imperativo social os formadores estão atentos aos adultos que se assumem como leitores e têm uma baixa escolaridade. Para combater as baixas competências e práticas de leitura e escrita explore o projeto Ler+ Fácil .

 

Em Formação, no Portal do PNL2027, pode encontrar vários artigos sobre formadores de leitura que usam os Livros PNL como um recurso acrescido para atividades com crianças, jovens e adultos. Margarida Fonseca Santos, Elsa Serra, Dora Batalim, Adelina Moura e Teresa Pombo são alguns dos formadores com ações e produtos formativos disponíveis em formato físico e digital.

 

Roteiros Digitais de Leitura

 

Consulte Perguntas Frequentes.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura