O projeto Atreve-te a ler… pode ser um filme tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Jorge Peixinho (ESJP) e como entidades parceiras a Câmara Municipal do Montijo (CMM) – Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva (BMMGS), Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, Galeria Municipal, Universidade Sénior do Montijo –, a coletividade Banda Democrática 2 de janeiro e a Pastelaria Mimosa.
As responsáveis gerais do projeto são: Conceição Pequito (Professora Bibliotecária da ESJP) e Bernardete Lopes (Coordenadora na ESJP do Plano Nacional de Cinema-PNC). Outros responsáveis são: Cristina David (Coordenadora na ESJP do Concurso Nacional de Leitura), restante equipa da Biblioteca Escolar (BE) e restante equipa do PNC, Rui Neves e Paulo Aleixo (Bibliotecários da BMMGS), sendo os dois últimos nomes também responsáveis pela articulação do projeto com os restantes parceiros.
O Atreve-te a ler… pode ser um filme parte de atividades e projetos que a Escola tem vindo a desenvolver nos últimos anos e faz convergir ideias e intenções, devolvendo à leitura o papel central. Pretende-se articular o projeto no âmbito do Movimento 14-20 a Ler com as atividades desenvolvidas com o Plano Nacional de Cinema, permitindo diferentes olhares sobre a ficção e sobre a realidade. Fazer “a ponte” com outras manifestações artísticas irá enriquecer este projeto, fazendo dele o veículo na viagem ao mundo da leitura e transformando essa viagem em algo que os nossos jovens passem a considerar parte integrante das suas vidas.
Os alunos participantes são alunos das turmas de Artes Visuais dos 10.º, 11.º e 12.º anos (Oficina de Artes) e alunos da turma do 11.º C do Curso de Ciências e Tecnologias. Todos os alunos da ESJP são também potenciais participantes.
O projeto tem como público essencialmente os alunos da ESJP, os alunos da Escola Básica D. Pedro Varela, os alunos do Agrupamento de Escolas de Pegões, Santo Isidro e Canha (agrupamento de escolas pertencente à zona rural do concelho do Montijo) e restante comunidade educativa e local.
Os espaços de realização das atividades são espaços da ESJP (Biblioteca, Auditório e outros), a Biblioteca Municipal MGS, o Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, a Galeria Municipal, a Universidade Sénior, a Banda Democrática 2 de janeiro e a Pastelaria Mimosa.
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende atividades que cruzam a literatura e o cinema; concursos de leitura e de escrita; sessões de leitura em voz alta; criação e dinamização de um clube de leitura e de cinema; tertúlias literárias e cinéfilas; palestras; workshops de vídeo, de fotografia e de escrita criativa; exposições; visitas de estudo e construção de um blogue da Biblioteca Escolar, com destaque para conteúdos de Literatura e Cinema Português.
A divulgação partirá dos seguintes endereços web:
Facebook da Biblioteca Escolar