Canção à espera de palavras
Canção à espera de palavras
Vencedores
2020-2021

Criado com o objetivo de fomentar os processos criativos e os projetos interdisciplinares, o Concurso contou com o apoio do Público na Escola, do Plano Nacional de Leitura e da Associação de Professores de Português.

Nesta primeira edição, a APEM recebeu 377 candidaturas ao concurso – 200 turmas do 1º ciclo e 177 turmas do 2º ciclo -, o que representa um envolvimento de 8 009 alunos nos processos de criação de um texto para esta Canção à espera de palavras composta por Mário Laginha.

Letras vencedoras

Categoria A (3ª e 4ª anos)
Categoria B (5º e 6º anos)

Com o intuito de fomentar o envolvimento das crianças em projetos artísticos e musicais, criativos e interdisciplinares, o concurso teve como objetivo a criação, em contexto escolar, de uma letra para uma canção original, de um compositor convidado pela APEM.

O PNL2027 apoiou esta iniciativa, divulgando este concurso e participando no júri do mesmo.

Para esta primeira edição do concurso, o convidado foi Mário Laginha, que criou, especialmente para o efeito, a canção que se encontra no site Cantar Mais.

  

Toda a informação sobre este concurso, bem como os recursos musicais e pedagógicos de apoio aos professores para trabalharem com a sua turma na criação da letra da canção podem ser consultados aqui.

Consulte o Regulamento.

 

Parceiros e Apoios

 

Veja também as edições anteriores

2022

2022

 

2021

2021

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura