Oficinários / Tertúlia de Mediadores
Oficinários / Tertúlia de Mediadores
Fatores de compreensão da leitura - ensino explícito da compreensão da leitura?
26 de janeiro

Numa iniciativa do Instituto Politécnico de Beja e da Câmara Municipal de Beja, terá lugar, na Biblioteca Municipal de Beja, no dia 26 de janeiro de 2019, pelas 15h00, a Oficina "Oficinários / Tertúlia de Mediadores" dinamizada por Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Riberiro, da Universidade do Minho.

A sociedade atual e as tecnologias de informação e de comunicação exigem, cada vez mais, leitores hábeis e críticos. Nesta oficina serão analisados os diferentes fatores e processos envolvidos na compreensão da leitura de vários tipos de textos (e de hipertextos) à luz da investigação recente. Serão ainda partilhadas algumas estratégias para o seu ensino explícito desde a educação pré escolar. Como o desenvolvimento da compreensão está associado ao desenvolvimento da linguagem verbal e exige ao leitor diversos níveis de desempenho consoante os contextos de leitura, esta oficina destina-se a educadores de infância, professores dos ensinos básicos e secundário, assim como a estudantes e docentes do ensino superior.

Inscrições realizadas através do correio eletrónico bibliotecamunicipaldebeja@cm-beja.pt

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura