O projeto Ponto de Fuga – Variações sobre marginalia e afins tem como entidade coordenadora a Escola Básica e Secundária Gil Vicente (AEGV) e como entidades parceiras o Museu do Fado e a Universidade de Évora (Departamento de Linguística e Literaturas).
O projeto Ponto de Fuga – Variações sobre marginalia e afins destina-se a fomentar hábitos de leitura e escrita, desenvolvendo competências associadas à análise e à interpretação de texto, de tal forma que os alunos, na faixa etária dos 14 aos 20 anos, se tornem leitores críticos cada vez mais competentes e versáteis. Propomo-nos atingir este objetivo através da exploração multidisciplinar de um corpus de textos previamente selecionado pelos parceiros envolvidos na iniciativa, no sentido de uma reconfiguração do cânone pela relação inesperada entre textos e géneros de tempos e etiologias díspares. Pretende-se que a seleção do corpus, para cada ano letivo, seja diversificada e incorpore obras de diferentes línguas e origens culturais, a partir de um tópico comum agregador previamente definido, para cada ano de escolaridade, em articulação com a ideia central do projeto, ou seja, refletir criticamente sobre o tópico da identidade e da diversidade através das artes, numa perspetiva multidisciplinar e intercultural.
Ponto de Fuga | Nuno Cardoso, Workshop de dança, 10/02/20
ES Gil Vicente, Lisboa
O núcleo dinamizador é constituído por nove alunos.
Os responsáveis são: Maria Alexandra de Barros Caetano, Maria Manuela Ferreira Nunes e João Carlos Meireles Pestana da Silva (Agrupamento de Escolas Gil Vicente); Patrícia Parrado (Museu do Fado); Cristina Firmino Santos, Ana Clara Birrento, Ana Luísa Vilela e Armando Senra Martins (Universidade de Évora).
O projeto tem como público: alunos do AEGV de diferentes faixas etárias; docentes e não docentes do AEGV; alunos da Universidade de Évora; docentes da Universidade de Évora; Serviço Educativo do Museu do Fado; convidados e espectadores dos eventos abertos ao público; jovens e adultos de gerações diferentes que, não tendo vínculo com as instituições parceiras, se identifiquem com o projeto e outros públicos criados durante o triénio pelas iniciativas propostas.
Concurso Letras Para Canções- em parceria com o Museu do Fado
Os espaços de realização das atividades são: Escola Básica e Secundária Gil Vicente (AEGV – Anfiteatro; Sala de Teatro; Biblioteca - Sala de Leitura e Sala Polivalente da BE; outros a definir); Museu do Fado; Universidade de Évora; outros que venham a revelar-se importantes para a concretização de atividades específicas. O local de realização das ações será decidido, caso a caso, de acordo com a adequação ao tópico e à modalidade de formação e tendo em conta as conveniências dos parceiros, podendo decorrer em Lisboa (AEGV / Museu do Fado ou outro) e em Évora (Universidade de Évora ou outro).
O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, compreende iniciativas de formação nas diferentes linguagens artísticas que se traduzem na criação de produtos finais. No âmbito do ciclo anual de conferências dinamizado pela Biblioteca da Escola Gil Vicente, À Conversa com, serão dinamizadas palestras/Masterclasses/oficinas de formação que englobem as diferentes linguagens artísticas (música, literatura, artes plásticas, artes do espetáculo) sobre o tópico a desenvolver em cada ano letivo.
Ana Clara Birrento, Universidade de Évora, parceira do projeto Ponto de Fuga
Telmo Rodrigues
Patrícia Parrado
A divulgação partirá dos seguintes endereços web:
http://www.aegv.edu.pt/bibliotecadagil/
https://www.facebook.com/Bibliotecas-do-AE-Gil-Vicente-Lisboa-513059668867999/