Pssst...! Venham cá todos!
Pssst...! Venham cá todos!
Famílias Amigos Leitores!
Pssst...! Famílias Amigos Leitores!

A leitura literária e individual convive hoje com a leitura socializada em redes, plataformas e comunidades de leitores.

Famílias, amigos e leitores gostam de descobrir novos títulos, de dar a ler e de partilhar leituras para, a sós ou em conjunto, refletirem, debaterem ideias e sentirem-se gratificados pelas suas experiências leitoras.

Miúdos e graúdos tanto podem ler em silêncio como em voz alta, fazê-lo sozinho ou a par, com autonomia ou algum apoio. O importante é que todos disponham de leituras e contextos - pessoais, familiares, sociais - capazes de responderem aos seus distintos gostos, interesses e necessidades.

Quer encontrar um livro diferente para ler, recomendar um livro a um amigo, oferecê-lo a um familiar, sugeri-lo aos seus pequenos grandes leitores, propô-lo na sua rede social? O Catálogo PNL ajuda-o!

 

Como podem as famílias usar o Catálogo PNL para escolher boas leituras?

 

O Catálogo PNL oferece sugestões de leitura para todas as idades.  Entre os livros recomendados, tanto se encontram livros informativos, como livros de ficção que alimentam a curiosidade e o imaginário, proporcionando quer leituras mais introspetivas e reflexivas quer leituras mais recreativas e descontraídas.

O Catálogo PNL oferece a todos os pais e filhos uma motivação acrescida para ler.

- escolha o intervalo de idade a que se destina o livro que procura
- selecione o nível de leitura que lhe parece mais apropriado
- identifique a área temática pretendida ou digite pura e simplesmente algumas palavras-chave na caixa de pesquisa
… e descubra novas leituras.

 

O PNL2027 promove várias iniciativas cujo foco é a Leitura em Família, como o Ler+ dá Saúde, o Leitura em Vai e Vem, o Já sei Ler e o Concurso Nacional de Leitura, e tem em curso estudos e colaborações com diversas entidades públicas e privadas que elegem a literacia familiar e emergente como uma área estratégica e de responsabilidade social: O que leem os nossos filhos, LER - Leitura, Escrita: Recursos, Conto contigo, PROL.

 

 

 

Como pode o Catálogo PNL proporcionar a partilha de leituras entre amigos?

 

A equipa do PNL gosta de ler, de comentar e de falar de livros. Se gosta de refletir sobre o que lê e de partilhar as suas experiências de leitura com amigos, junte-se a nós no Clube de Leitura PNL2027 – a ler!.

Todas as propostas de leitura são títulos recomendados pelo PNL2027. Consulte o catálogo com as novidades editoriais do último semestre e proponha uma leitura.

 

O Clube de Leitura PNL2027 – a ler! funciona na rede social Goodreads. Trata-se de uma rede de catalogação social, mas também é possível pesquisar livros, seguir as páginas dos autores, acompanhar as leituras dos amigos, atribuir uma pontuação a cada livro lido, recomendar livros aos amigos e partilhar comentários sobre os livros que lemos. Podemos ainda colocar o livro que estamos a ler, atualizando o progresso de leitura, estabelecer desafios de leitura ou criar listas de livros. Experimente! Entre na nossa comunidade PNL2027 - a ler!

 

Para aproximar ainda mais os livros dos leitores, foi criada em julho 2020, com o incentivo do PNL2027, a Associação Amigos do Livro e da Leitura. Junte-se à ALLA e faça crescer esta ideia.

 

ALLA

 

 

Como encontrar no Catálogo PNL leituras para todos os leitores?

 

O PNL2027 quer tornar a leitura acessível para todos e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, onde cada indivíduo, independentemente da sua situação, encontre respostas adequadas às suas potencialidades e necessidades.

A disponibilização do livro e da leitura em diferentes modalidades e suportes constitui-se como um princípio da flexibilidade e do reconhecimento do valor e das capacidades de cada individuo, promovendo a equidade e a inclusão.

O Catálogo PNL inclui muitos títulos de Livros acessíveis. Para os encontrar pode usar, entre outros, um ou mais dos seguintes critérios de limitação:

- editora
- nível de leitura
- formato

O Programa Leitura+ Acessível divulga obras em formatos acessíveis, recursos digitais mais inclusivos, equipamentos de acessibilidade, documentos, projetos com evidência de boas práticas e atividades lúdicas de motivação à leitura e à escrita. Conheça-o.

 

Leitura+ acessível

 

Consulte Perguntas Frequentes.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura