V Congresso Literacia, Media e Cidadania
V Congresso Literacia, Media e Cidadania
Aveiro, 3 e 4 de maio

Subordinado ao tema "Tecnologia, Desinformação e Ética", terá lugar nos dias 3 e 4 de maio, na Universidade de Aveiro, o V Congresso Literacia, Media e Cidadania.

Ao longo dos cerca de 10 anos de atividade, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), responsável também pela Operação Nacional 7 Dias com os Media,  funcionou como charneira de uma dinâmica que permitiu avançar com a causa da Literacia Mediática, salientando-se os Congressos Literacia, Media e Cidadania, que se assumiram como o principal fórum nacional sobre a matéria. Na verdade, as quatro edições realizadas constituíram-se como palco de debate aprofundado dos principais temas neste domínio como a formação, os novos media e as novas literacias, as redes sociais e o novo espaço público.

Nesta década, foram muitas as novidades e alterações no setor dos media e domínios afins. Algumas das mudanças consistiram num incremento de dinâmicas pré-existentes, como a crescente digitalização dos media – a consequente migração para plataformas digitais, novas formas de disponibilização e de consumo, bem como novos formatos e conteúdos – e a fragmentação das audiências. Outros fenómenos, como a desinformação, não sendo novidade, alcançaram especial importância pela dimensão que assumiram. Mas este período também foi caracterizado por ruturas.

Neste quadro e complementando a inestimável contribuição de outras áreas do saber e da ação humana, designadamente das engenharias e da comunidade empresarial, há um papel essencial a desempenhar pelos promotores da Literacia Mediática em prol do conhecimento e compreensão destes novos serviços e tecnologias, do incremento do sentido crítico na sua utilização e na resposta às questões éticas que colocam.

Estamos, pois, perante enormes desafios para os quais todos estamos implicados!

Participar no V Congresso Literacia, Media e Cidadania é também uma forma de corresponder a tal interpelação.

Leia

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura