Jornadas da Leitura
Jornadas da Leitura
IAVE/ PNL2027
27 de maio, 15.00h-17.30h

 

A OCDE lançou um novo relatório PISA sobre o desenvolvimento das competências de literacia dos alunos no mundo digital.

Para debater os resultados do estudo Leitores do séc. XXI: desenvolver competências de leitura num mundo digital, no que a Portugal diz respeito, o Instituto de Avaliação Educativa e o Plano Nacional de Leitura 2027 promovem, nos dias 24 e 27 de maio, das 15:00h às 17:30h., as Jornadas da Leitura. Assista nesta ligação.

O relatório, publicado com o apoio da Vodafone Germany Foundation, estuda como é que os alunos de 15 anos estão a desenvolver competências de leitura para lidar com o ambiente altamente tecnológico do século XXI, indicando formas potenciais de fortalecer a sua capacidade para navegar no mundo da informação.

O lançamento global do relatório, organizado pela Comissão Europeia, aconteceu no dia 4 de maio, às 08.30h, com apresentações de Andreas Schleicher, Diretor da OCDE para a Educação e Competências, e de outros elementos da Comissão Europeia e da Fundação Vodafone alemã.

 

Vídeo da sessão 2 

 

Vídeo da Sessão 1

 

convite

 

Estas Jornadas são realizadas em formato híbrido, permitindo que os vários intervenientes se encontrem presencialmente no The Literary Man Obidos Hotel, e que os participantes se juntem a eles através do Youtube

 

Disponibilizam-se, em seguida, os materiais e as apresentações do primeiro dia das Jornadas da Leitura:

Apresentação de Andreas Schleicher – OCDE

Apresentação  de Maria Alexandra Caetano (Coordenadora das Bibliotecas do AE) – AE Gil Vicente, Lisboa.

Apresentação de José Barroso  (Professor Bibliotecário) e Elisa  Morais (Professora Bibliotecária) – AE de Real, Braga.

Apresentação de Cesário Silva (Diretor) e António Santos (Professor Bibliotecário) –  AE Marinha Poente, Marinha Grande.


 

Consulte mais artigos sobre o Estudo Pisa

21st-Century Readers

Versão portuguesa

[ Descarregue o PDF ]

 

 

 

 

oecd

Ver +

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura