O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) recomenda semestralmente (cf. Datas) um conjunto de títulos (e respetiva descrição bibliográfica) em diversas áreas e destinados a públicos diversificados.
Os títulos recomendados são divulgados num catálogo em linha, proporcionando a pesquisa e o acesso a todos os utilizadores.
Este catálogo, fruto de uma parceria do PNL2027 com as BLX – Bibliotecas Municipais de Lisboa, está acessível neste Portal e no Portal da BLX.
Nesta página, disponibiliza-se a informação relativamente ao processo de recomendação de títulos e decorrente atribuição do selo Ler+:
Utilizadores não registados na plataforma PNL2027 |
Utilizadores registados na plataforma do PNL2027 |
Acesso ao formulário de registo de novos utilizadores | Acesso à área catálogo |
O selo Ler+ certifica obras de reconhecido mérito literário, artístico e científico para públicos diversificados, visando a prossecução dos seguintes objetivos:
O processo de recomendação é semestral, decorrendo de acordo com os seguintes prazos:
Submissão por parte de editores/ autores | Apreciação pela equipa de especialistas | Divulgação – Catálogo em linha | |
1.º semestre | dezembro a fevereiro | março, abril, maio | 30 junho |
2.º semestre | julho a 15 de setembro | 16 de setembro a 31 de outubro | 1 dezembro |
Os títulos com chancela editorial são submetidos pela respetiva editora.
Os autores poderão submeter os seus títulos, caso sejam edições de autor, i.e., sem chancela editorial (cf. Registo na plataforma do PNL2027).
1. À data de submissão, o título a submeter tem de estar pelo menos numa das seguintes situações:
2. À data de submissão, o título a submeter tem de estar disponível no mercado.
3. Não são elegíveis: manuais (escolares, de formação, sebentas), livros/cadernos didáticos, livros de meditação, livros de autoajuda, guias práticos (de receitas, turísticos,…), livros com fins comerciais ou promocionais (que, de forma direta ou indireta, promovam a venda de um produto ou serviço com marca identificada) e, por razões éticas, edições com apoio do PNL.
Editores e/ou autores (cf. Processo de submissão) deverão registar-se no Sistema de Informação do PNL2027 (SIPNL).
Tipo de entidade:
Para submeter títulos com chancela editorial, as entidades deverão inscrever-se como Editores / Livreiros.
No caso de títulos de edição de autor, as entidades deverão inscrever-se como Pessoa singular – autor.
Acesso à área Catálogo na plataforma do PNL2027
Após a aceitação do registo por parte do PNL2027, as entidades registadas terão acesso, através do nome de utilizador e palavra-chave, à sua área Catálogo
Na sua área Catálogo, editores / autores procedem ao registo do(s) título(s) a submeter (botão “Adicionar Livro”). Consultam, a cada momento, o estado em que se encontra o processo de submissão do(s) título(s), bem como o resultado da apreciação. Podem pesquisar e ordenar por ISBN, Título, Autor ou Editora/Chancela e, ainda, descarregar as listagens pretendidas (botão “Descarregar XLSX”).
Cada recomendação é nominal, isto é, por livro, não abrangendo outros livros da mesma coleção ou do mesmo autor.
Cada título é submetido uma única vez, exceto se se tratar de uma reedição com alterações, designadamente quanto a ilustrador e/ou tradutor, caso(s) em que o(s) título(s) deverá(ão) ser submetido(s) a novo processo de apreciação (cf. Condições de elegibilidade).
Para submeter um título, é necessário preencher um formulário de submissão (botão "Adicionar Livro") e enviar, ao PNL2027, dois exemplares físicos desse título. Os exemplares não são devolvidos.
A morada para envio dos exemplares é: Av. 24 de julho, 138- 1.º 1399-026 LISBOA
Após submissão do título na plataforma, na área Catálogo, e envio dos respetivos exemplares físicos ao PNL2027, o título segue para apreciação por uma equipa de especialistas independentes, de reconhecido mérito e qualificação nas diferentes áreas do saber (cf.Equipa de especialistas).
A apreciação dos títulos pondera os seguintes critérios:
Mérito literário: o texto apresenta marcas de originalidade temática e discursiva, sinais de novidade e criatividade.
Dimensão estética: o texto e/ou a ilustração oferece(m) marcas de originalidade e de criatividade e contribui(em) para a educação literária e/ou plástica do leitor; articulação entre imagem e texto.
Relevância: a obra contribui para determinada área/ campo de estudos, seja pelo interesse documental/ histórico, pela importância atribuída ao autor, importância e/ou atualidade do tema e/ou da perspetiva apresentada na obra, pela representatividade no seio de um movimento, género ou corrente, seja pela sustentabilidade [do interesse] da obra.
Correção linguística: o texto apresenta correção ao nível da estruturação temática e discursiva, da organização e coesão textuais, bem como correção formal (morfologia, sintaxe, pontuação, ortografia).
Adequação: a obra é adequada ao público para o qual foi pensada (idade, desenvolvimento social, emocional, intelectual).
Qualidade técnica (se aplicável): a obra apresenta qualidade de edição, qualidade fílmica e/ou da imagem ou gráficos e/ou qualidade de som.
Qualidade de tradução (se aplicável): o texto traduzido respeita o espírito da obra original e do seu contexto cultural.
Em particular nos títulos de não ficção,
para além de:
Rigor científico: o discurso é formulado com rigor científico, em termos conceptuais e metodológicos; a imagética é apropriada, rigorosa e esclarecedora.
a) ponderam-se as edições de obras de referência: títulos clássicos, que constam nos vários cânones científicos, mesmo tendo sido escritos em épocas recuadas e não possuindo rigor científico nos parâmetros atuais.
b) excluem-se títulos de não ficção pautados por leituras e observações de carácter marcadamente sectário ou confessional, sem inclusão de qualquer aparato crítico.
A recomendação do título e decorrente inclusão no catálogo em linha implica a utilização do selo Ler+ na capa do respetivo livro.
Cada recomendação é nominal, isto é, por livro, não abrangendo outros livros da mesma coleção ou do mesmo autor.
Os títulos recomendados são publicitados no catálogo em linha.
Na área Catálogo, os editores / autores podem consultar em que estado está o processo de submissão do(s) título(s), bem como os resultados da apreciação realizada em cada semestre: títulos selecionados e excluídos e respetivas justificações.
Pedidos de reapreciação são solicitados por escrito ao PNL2027, pela entidade que submeteu o(s) título(s).
Os pedidos de reapreciação incluem obrigatoriamente a respetiva justificação, fundamentada nos critérios de apreciação.
As obras recomendadas pelo PNL2027 são apreciadas por uma equipa de especialistas independentes, de reconhecido mérito e qualificação nas diferentes áreas do saber. Assim, contamos com a colaboração de:
Para mais informações, contactar: anabela.caldeira@pnl2027.gov.pt ou o tel. 213 934 648