22.ª sessão do clube de leitura PNL2027
22.ª sessão do clube de leitura PNL2027

Livros que andamos a ler

22.ª sessão do Clube de Leitura

 

A 22.ª sessão do Clube de Leitura PNL2027 é dedicado à leitura de Ecologia, de Joana Bértholo.

 

Ecologia

 

“Numa sociedade que se fundiu com o mercado – tudo se compra, tudo se vende – começamos a pagar pelas palavras. A estranheza inicial dá lugar ao entusiasmo. Afinal, como é que falar podia permanecer gratuito?
Há seis mil idiomas no mundo. Seis mil formas diferentes de dizer «ecologia», e tão pouca ecologia. Seis mil formas diferentes de dizer «paz», e tão pouca paz. Seis mil formas diferentes de dizer «juntos», e é cada um por si.”

in [contracapa] Ecologia (2018). Ed. Caminho

 

Joana Bertholo

Joana Bértholo, fotografia de Sónia Godinho

 

No dia 26 de janeiro, pelas 21 horas, iremos ter uma sessão com a autora, via zoom. Contamos convosco!

 

Clube de Leitura

 

" Mãe, por que é que se passa tanto tempo a aprender o que cada palavra significa se depois significa uma coisa diferente noutra frase?
A verdade é que não sei.
- Não sei, Candela, é assim que falamos. Se não pensares tanto funciona melhor.
(...) Candela é diferente. (...) Não vejo outros miúdos a pôr tudo em causa como ela põe, Com as palavras é excessiva, e torna-se para nós - para mim e para o Pablo - extremamente cansativa. Dou por mim a ler sobre filologia, lexicografia, etimologia, estudos semânticos, e doutorei-me em palavras cruzadas, para saber sempre como definir uma palavra sem a nomear.
(...)
- Mãe, quando se aprende uma palavra nova, acho que a devíamos poder usar em todo o lado. Usá-la muitas vezes, para praticar, até não a podermos esquecer nunca mais. Mas depois...Quando mais a usamos mais percebemos que há muitas maneiras em que não a podemos usar. Não é estranho?" (Ecologia, págs- 65-69)

 

 

Participe!

Acompanhe-nos aqui

logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura
2020 © Plano Nacional de Leitura