O que gostava de saber sobre leitura?
A Academia do Plano Nacional de Leitura inicia 2025 com cursos para todos, online e gratuitos.
Escritores, ilustradores, editores, académicos e jornalistas apresentam e discutem questões sobre leitura.
Inscreva-se aqui no curso "Literatura de viagens", com Isabel Lucas, a iniciar no dia 12 de fevereiro.
As inscrições são limitadas e por ordem de chegada.
O curso é acreditado como Ação de Formação de Curta Duração para educadores e professores dos ensinos básico e secundário (3 horas de formação certificada pelo CFAE do Seixal “Academia do Professor”).
Biografia:
Isabel Lucas [pdf]
Sinopse:
Num tempo em que a viagem se democratizou e tornou massiva, o que nos traz um dos géneros literários mais antigos, fundadores do que entendemos por narrativas da descoberta do outro? Da Odisseia aos testemunhos atuais, vamos entrar no universo da literatura de viagens, ver como escritores de diferentes épocas e culturas registaram as suas experiências, perceções e fantasias sobre o mundo. Voltado para a leitura e análise de textos, vamos explorar obras representativas da viagem como experiência transformadora, para o viajante e para o leitor. Um dos desafios é o de tentar entender o diálogo permanente entre viagem — simbólica ou real —, escrita e leitura.
O curso desenvolve-se em duas sessões:
Academia:
Cursos 2025 [pdf]
Biografia:
Maria do Rosário Pedreira [pdf]
Sinopse:
Hoje, quando entramos numa livraria, parece que há mais escritores do que leitores... Ninguém se atreveria a ser pianista, bailarino, arquiteto ou cineasta sem conhecimentos técnicos ou talento. Porém, como para escrever basta uma ideia, um caderno ou um computador (e ainda por cima qualquer atriz ou apresentadora de TV tem um livro publicado), toda a gente se sente tentada a escrever um livro. O problema é que isso leva a que depois os que leem se percam frequentemente em leituras que em nada contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e cultural.
O presente curso ajuda a explicar que, quando falamos de livros, o talento não é a regra e que, de qualquer modo, é preciso muito mais do que talento para que um livro seja bom e valha a pena.