O que gostava de saber sobre leitura?
A Academia do Plano Nacional de Leitura inicia 2025 com cursos para todos, online e gratuitos.
Escritores, ilustradores, editores, académicos e jornalistas apresentam e discutem questões sobre leitura.
Consulte, abaixo, todos os cursos disponíveis.
As inscrições para cada curso abrem com um mês de antecedência.
Inscreva-se aqui no curso "Como ler e porquê?", com Regina Duarte, a iniciar no dia 15 de abril.
As inscrições são limitadas e por ordem de chegada.
O curso é acreditado como Ação de Formação de Curta Duração para educadores e professores dos ensinos básico e secundário (6 horas de formação certificada pelo CFAE do Seixal “Academia do Professor”).
Se pretende a certificação do curso como ação de formação de curta duração, proceda, por favor, ao seu registo na Academia do Professor e inscreva-se no curso "Como ler e porquê".
A inscrição no CFAE do Seixal é complementar e não dispensa a inscrição junto do PNL2027.
Biografia:
Regina dos Santos Duarte [pdf]
Sinopse:
O curso "Como ler e porquê?" pretende fornecer pistas de reflexão, ferramentas, recursos e sugestões de leitura para adultos com poucos hábitos de leitura ou que queiram ampliar os hábitos que já têm. Questionamos o que é ler bem e como conseguir ser um leitor mais regular e consciente do seu processo e percurso.
O curso começa com uma breve história da leitura, em que se problematizam sucessos, medos e imprevistos. Abordaremos a criação de hábitos de leitura, com sugestões práticas para concentração, rotinas e estratégias de leitura ativa, e discutiremos como escolher livros, partindo de diferentes perfis de leitores. Refletiremos sobre partilha de leituras, em contextos pessoais, sociais ou profissionais, e sobre modos de formar comunidades de leitores adequadas às nossas vontades e necessidades.
Em todas as sessões serão apresentadas sugestões de leitura.
Academia:
Cursos 2025 [pdf]
Biografia:
Alain Corbel [pdf]
Sinopse:
Quando se trata das imagens, cada parâmetro é importante: a composição, as cores, a textura até. Não há pormenor insignificante. Criar uma imagem é colocar o leitor à frente de uma janela, a uma certa distância de um objeto, que seja um casal sentado num banco, um pássaro num ramo, etc. Esta distância também não deve nada ao acaso, é quase uma questão moral. Podemos ser abusivos ao olhar por cima do ombro de alguém, ou respeitosos ao deixar em paz um casal de namorados.
Que seja uma pintura, uma banda desenhada, um filme, ou uma publicidade, a construção das imagens é igual e todas respondem à mesma funcionalidade: comunicar. Um álbum ilustrado não é exceção. Uns são cativantes, outros não, alguns têm uma função específica, mas não todos. Então, qual é a receita de uma boa imagem, ou um bom álbum ilustrado, se é que existe alguma?
As imagens podem questionar-nos, mas a sua articulação com o texto também.
Ler um livro ilustrado parece fácil, mas talvez seja muito mais complicado ou subtil do que parece. É sobre isso que a apresentação irá evocar, através de exemplos específicos e de um pouco de análise semiótica.
Biografia:
Isabel Lucas [pdf]
Sinopse:
Num tempo em que a viagem se democratizou e tornou massiva, o que nos traz um dos géneros literários mais antigos, fundadores do que entendemos por narrativas da descoberta do outro? Da Odisseia aos testemunhos atuais, vamos entrar no universo da literatura de viagens, ver como escritores de diferentes épocas e culturas registaram as suas experiências, perceções e fantasias sobre o mundo. Voltado para a leitura e análise de textos, vamos explorar obras representativas da viagem como experiência transformadora, para o viajante e para o leitor. Um dos desafios é o de tentar entender o diálogo permanente entre viagem — simbólica ou real —, escrita e leitura.
O curso desenvolve-se em duas sessões:
Biografia:
Maria do Rosário Pedreira [pdf]
Sinopse:
Hoje, quando entramos numa livraria, parece que há mais escritores do que leitores... Ninguém se atreveria a ser pianista, bailarino, arquiteto ou cineasta sem conhecimentos técnicos ou talento. Porém, como para escrever basta uma ideia, um caderno ou um computador (e ainda por cima qualquer atriz ou apresentadora de TV tem um livro publicado), toda a gente se sente tentada a escrever um livro. O problema é que isso leva a que depois os que leem se percam frequentemente em leituras que em nada contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e cultural.
O presente curso ajuda a explicar que, quando falamos de livros, o talento não é a regra e que, de qualquer modo, é preciso muito mais do que talento para que um livro seja bom e valha a pena.