Academia
Academia
Como ler imagens em álbuns ilustrados?
Cursos: março 2025

O que gostava de saber sobre leitura?  

A Academia do Plano Nacional de Leitura inicia 2025 comcursos para todos, online e gratuitos.  

Escritores, ilustradores, editores, académicos e jornalistas apresentam e discutem questões sobre leitura. 

 

Consulte, abaixo, todos os cursos disponíveis. 

As inscrições para cada curso abrem com um mês de antecedência. 

 

Inscreva-seaquino curso "Como ler imagens em álbuns ilustrados?", com Alain Corbel, a iniciar no dia 11 de março.  

As inscrições são limitadas e por ordem de chegada.  

 

O curso é acreditado como Ação de Formação de Curta Duraçãopara educadores e professores dos ensinos básico e secundário(6 horas de formação certificada pelo CFAE do Seixal Academia do Professor). 

 

Se pretende a certificação do curso como ação de formação de curta duração, proceda, por favor, ao seu registo na Academia do Professor e inscreva-se no curso " Como ler imagens em álbuns ilustrados". 

 

A inscrição no CFAE do Seixal é complementar e não dispensa ainscrição junto do PNL2027. 

 

 

 Como ler imagens em álbuns ilustrados?

Biografia:

Alain Corbel [pdf]

  

Sinopse:

Quando se trata das imagens, cada parâmetro é importante: a composição, as cores, a textura até. Não há pormenor insignificante. Criar uma imagem é colocar o leitor à frente de uma janela, a uma certa distância de um objeto, que seja um casal sentado num banco, um pássaro num ramo, etc. Esta distância também não deve nada ao acaso, é quase uma questão moral. Podemos ser abusivos ao olhar por cima do ombro de alguém, ou respeitosos ao deixar em paz um casal de namorados. 

Que seja uma pintura, uma banda desenhada, um filme, ou uma publicidade, a construção das imagens é igual e todas respondem à mesma funcionalidade: comunicar. Um álbum ilustrado não é exceção. Uns são cativantes, outros não, alguns têm uma função específica, mas não todos. Então, qual é a receita de uma boa imagem, ou um bom álbum ilustrado, se é que existe alguma?

As imagens podem questionar-nos, mas a sua articulação com o texto também. 

Ler um livro ilustrado parece fácil, mas talvez seja muito mais complicado ou subtil do que parece. É sobre isso que a apresentação irá evocar, através de exemplos específicos e de um pouco de análise semiótica.

 

Academia-Cursos 2025

  

Academia:

Cursos 2025 [pdf]

 

 

Curso de fevereiro

Biografia: 

Isabel Lucas [pdf]

 

Sinopse: 

Num tempo em que a viagem se democratizou e tornou massiva, o que nos traz um dos géneros literários mais antigos, fundadores do que entendemos por narrativas da descoberta do outro? Da Odisseia aos testemunhos atuais, vamos entrar no universo da literatura de viagens, ver como escritores de diferentes épocas e culturas registaram as suas experiências, perceções e fantasias sobre o mundo. Voltado para a leitura e análise de textos, vamos explorar obras representativas da viagem como experiência transformadora, para o viajante e para o leitor. Um dos desafios é o de tentar entender o diálogo permanente entre viagem — simbólica ou real —, escrita e leitura.

O curso desenvolve-se em duas sessões:

  • Discussão sobre a definição ou o que se entende por literatura de viagens a partir de uma breve história do género, bem como o seu impacto na grande história da literatura, com exemplos que vão de narrativas clássicas, como A Odisseia, às atuais reflexões sobre o ato de viajar. 
  • Leituras comentadas de trechos selecionados de obras e autores representativos de vários estilos, geografias e épocas, textos clássicos e contemporâneos, trazendo ao debate algumas questões associadas ao género: o exotismo, o olhar do colonizador, a diversidade de perspetivas e de discursos

 

 

 

Curso de janeiro 

 

Biografia:

Maria do Rosário Pedreira [pdf

Sinopse: 

Hoje, quando entramos numa livraria, parece que há mais escritores do que leitores... Ninguém se atreveria a ser pianista, bailarino, arquiteto ou cineasta sem conhecimentos técnicos ou talento. Porém, como para escrever basta uma ideia, um caderno ou um computador (e ainda por cima qualquer atriz ou apresentadora de TV tem um livro publicado), toda a gente se sente tentada a escrever um livro. O problema é que isso leva a que depois os que leem se percam frequentemente em leituras que em nada contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e cultural.

O presente curso ajuda a explicar que, quando falamos de livros, o talento não é a regra e que, de qualquer modo, é preciso muito mais do que talento para que um livro seja bom e valha a pena.


 


 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura