LER+ para SER+
LER+ para SER+
AE de Arronches

Ao longo dos anos temos tentado, com êxito, integrar a leitura no quotidiano dos nossos alunos; reforçaram-se práticas de leitura recreativa e de leitura orientada, sensibilizaram-se pais/encarregados de educação para a importância da leitura. Procurámos responder às exigências que a sociedade do conhecimento tem imposto à escola no sentido de integrar também as novas literacias.

Ao nível do pré-escolar, são desenvolvidas atividades inerentes ao Projeto Leitura em Vai e Vem e os baús pedagógicos criados para o efeito têm sido amplamente utilizados, nomeadamente no Pré-escolar da Esperança, único grupo que funciona num edifício à parte, mas que é envolvido em todos os projetos desenvolvidos, nomeadamente naqueles que são propostos pela Biblioteca Escolar. No pré-escolar e no 1.º ciclo tem sido dinamizada a «Hora do Conto», com exploração de diferentes obras nas suas múltiplas linguagens. Há um trabalho iniciado, que se pretende sistematizar, ao nível da utilização das diferentes literacias.

Todas as turmas do Agrupamento são envolvidas em atividades de leitura, nomeadamente concursos, a nível interno e externo, de forma a promover e fomentar o gosto pelo livro e pela leitura desde a primeira idade. Os alunos de 1.º ciclo são os utilizadores mais assíduos da BE e aqueles que registam um maior número de requisições diárias. A BE tem assumido um papel de impulsionadora de várias iniciativas que visam não só desenvolver a competência leitora, como alargar os hábitos de leitura de toda a população escolar.

Diário de Bordo

 

 


Atividade em destaque

Ler+ com Afeto e Arte

 Na Semana dos Afetos, esta atividade foi feita em articulação entre a BE, o Plano Nacional das artes, o SPO, o Departamento de Apoio à Inclusão e os professores titulares/educadoras. Com os alunos do Pré-escolar e do 1.o ciclo, foram trabalhados livros, como «O novelo das emoções», «O monstro das cores»; «A girafa que comia estrelas»; «O beijo da Palavrinha»; «O Livro da ARTE para Crianças». Foi construído um Mural dos Afetos; ilustrações; oficinas de escrita criativa. Todos os alunos puderam participar na atividade «Objetos com história(s)», criando objetos relacionados com histórias lidas.

Evidências: Apresentação da atividade

    

 

 

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura