Queres ler+ comigo?
Queres ler+ comigo?
AE D. Maria II, Sintra

A população escolar apresentam uma grande diversidade cultural e linguística: muitos dos alunos não nasceram em Portugal, são, maioritariamente, oriundos dos Palop e do Brasil. Mais de 500 alunos beneficiam de auxílio económico, no âmbito do SASE. As habilitações dos pais e EE situam-se, principalmente, ao nível do EB, poucos têm o nível secundário e uma minoria possui habilitação superior. Não existem hábitos de leitura enraizados e não se valoriza o livro. O nosso agrupamento situa-se na periferia de Lisboa numa autêntica “cidade dormitório”. A maioria dos alunos frequenta a escola e os centros de estudos, ou “andam” na rua, até os Encarregados de Educação regressarem dos seus empregos.

A Biblioteca Escolar (BE), surge como impulsionadora da curiosidade, como espaço de promoção do livro e da leitura em diversos suportes. Trabalha-se para que pais e alunos encontrem aqui um caminho para mudar o paradigma da iliteracia, através da participação em diversas atividades.

Diário de Bordo

 

AE D. Maria II, Sintra

 

Atividade em Destaque

Leituras (Com)Prometidas

Atividade visa a promoção da literacia da leitura mas assume-se, também, como multicultural e inclusiva pela abordagem ao tema dos refugiados. Após uma breve apresentação da PB sobre a situação dos refugiados, os alunos leram alguns dos textos da coletânea “Uma Terra Prometida – Contos sobre refugiados” organizada por José J. Letria. Destaca-se aqui o trabalho desenvolvido sobre o conto “Déjeuner sur l’Herbe com Alguém a Afogar-se” de Afonso Cruz. Os alunos prepararam, na aula de Português, uma leitura dramatizada do conto e apresentaram-na à comunidade escolar/pais/EE na biblioteca.

Divulgação

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura