O agrupamento tem assumido a leitura como área prioritária nos vários níveis de ensino. Pretende dar continuidade ao projeto que tem vindo a ser desenvolvido na comunidade educativa, de modo a que continuem a desenvolver-se:
- a leitura, com reforço na escrita, em vários suportes;
- as práticas consolidadas e alargadas à comunidade;
- o contributo para melhores resultados académicos;
- o trabalho colaborativo entre docentes;
- a colaboração para o PAA, PAE e PE do Agrupamento;
- o estabelecimento de parcerias externas.
Ao aceitarmos este renovado desafio temos como principal objetivo envolver públicos específicos de forma a participarem e a assumirem-se como leitores e escritores em distintos contextos, formatos e suportes. Pretendemos, ainda, consolidar/renovar e aumentar a parceria com entidades locais/regionais e nacionais.
Leitura responsabilizante, semanal, enquadrada nos objetivos curriculares que desenvolve a leitura, expressão oral e escrita, capacidade de síntese e competências digitais. O aluno prepara a leitura em casa e lê para os colegas da turma, vestido de Rei/Rainha. No final, coloca 3 questões aos colegas, elaboradas e trabalhadas em casa com o auxílio dos pais. Posteriormente, os colegas questionam o leitor. No final, com a turma esboça uma sinopse do livro (máx.5 linhas) e autonomamente regista-a numa ficha de leitura no computador, disponibilizada no blogue da BE, em livro impresso e e-book.