Modos e Modas de Ler
Modos e Modas de Ler
AE Grão Vasco

Sente-se uma necessidade crescente em criar um ambiente alargado da leitura que seja capaz de responder aos apelos de todas as franjas da comunidade escolar e social, na qual ela se integra. As dinâmicas da leitura são polos de descoberta entre parceiros que, de outro modo, se demitiriam do processo. As correntes da sociedade apresentam modas em permanente transição, a partir das quais criaremos modos de leitura integradores.

Embora as três ações a desenvolver se complementem e se comprometam mutuamente, a ação 1 visa as dinâmicas que reforçam o elo entre a comunidade escolar e a comunidade viseense. A ação 2 aglomera as leituras curriculares que cruzam na vertical e na horizontal, e, por fim, a ação 3 especifica os projetos afetivos da leitura, nos quais participam os encarregados de educação e os voluntários dentro da escola e na comunidade.

Facebook da Biblioteca Escolar

 

Lê a meu lado

 

Atividade em destaque

Lê a meu lado

Os alunos do 2º ano fizeram leitura diária com os seus pais, 5 dias por semana, durante 6 semanas. As psicólogas do Agrupamento aplicaram o teste "O Rei" de Anabela Carvalho, antes e depois das 6 semanas da leitura em família e, em colaboração com as professoras bibliotecárias e professores titulares, analisaram os resultados e comunicaram-nos aos pais e EE com propostas de intervenção e continuação do projeto, adicionando novos desafios.

Evidências: Ver blogue da Biblioteca

 

Clique para ler

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura