Sente-se uma necessidade crescente em criar um ambiente alargado da leitura que seja capaz de responder aos apelos de todas as franjas da comunidade escolar e social, na qual ela se integra. As dinâmicas da leitura são polos de descoberta entre parceiros que, de outro modo, se demitiriam do processo. As correntes da sociedade apresentam modas em permanente transição, a partir das quais criaremos modos de leitura integradores.
Embora as três ações a desenvolver se complementem e se comprometam mutuamente, a ação 1 visa as dinâmicas que reforçam o elo entre a comunidade escolar e a comunidade viseense. A ação 2 aglomera as leituras curriculares que cruzam na vertical e na horizontal, e, por fim, a ação 3 especifica os projetos afetivos da leitura, nos quais participam os encarregados de educação e os voluntários dentro da escola e na comunidade.
Facebook da Biblioteca Escolar
Os alunos do 2º ano fizeram leitura diária com os seus pais, 5 dias por semana, durante 6 semanas. As psicólogas do Agrupamento aplicaram o teste "O Rei" de Anabela Carvalho, antes e depois das 6 semanas da leitura em família e, em colaboração com as professoras bibliotecárias e professores titulares, analisaram os resultados e comunicaram-nos aos pais e EE com propostas de intervenção e continuação do projeto, adicionando novos desafios.
Evidências: Ver blogue da Biblioteca