Monchique é um concelho do interior algarvio que tem vindo a registar um progressivo despovoamento, com repercussões muito pouco favoráveis nas estruturas familiares e nos índices sociais e culturais da região. Os Censos de 2011 dizem-nos que há ainda uma taxa de 12% de analfabetismo no concelho, que 20% da população adulta não possui qualquer nível de escolaridade e que 33,5% possui apenas o 1.º ciclo.
Neste contexto, é importante que a Escola reforce o seu papel enquanto pólo dinamizador de cultura e do desenvolvimento das diferentes literacias, nomeadamente a literacia da leitura, facultando a alunos, famílias e comunidade em geral, um conjunto de recursos variados e uma oferta diversificada de atividades, que promovam o prazer de ler e garantam igualdade de oportunidades no acesso ao livro e à leitura.
Neste sentido, o Projeto que aqui se apresenta aposta no envolvimento da família e da comunidade, na construção de parcerias, no incentivo ao uso das bibliotecas e de outros espaços culturais, procurando formar leitores, bons leitores, condição essencial ao exercício de uma cidadania ativa e responsável.
Atividade em destaque
«Ler+ com História e Expressão» é um projeto delineado pela biblioteca escolar e proposto aos professores de Português, História e Educação Visual do 9.º ano, com o intuito de trabalhar a leitura como um domínio transversal ao currículo, propiciador de mais e melhores aprendizagens.
O projeto desenvolve-se a partir do estudo de um tema da disciplina de História do 9.º ano que habitualmente cativa o interesse dos alunos: Segunda Guerra Mundial / Holocausto.
A abordagem deste tema na disciplina de História é complementada com a leitura partilhada e discutida, em sala de aula, de uma obra narrativa de curta dimensão sobre a temática – O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé. Sobre esta obra foram produzidas diferentes ilustrações para, posteriormente, se progredir para a leitura individual e autónoma de outras obras mais extensas e com um grau de complexidade mais exigente.
A partir dessas leituras, e por proposta da professora de Português, os alunos são incentivados a produzir um interessante e diversificado conjunto de textos: sinopses das obras lidas, recensões críticas e cartas (cartas dirigidas à Humanidade, escritas por uma das personagens secundárias da obra lida, fazendo referência a factos históricos trabalhados na disciplina de História). Paralelamente, os alunos redigiem textos informativos e de opinião sobre conteúdos trabalhados na disciplina de História.
Evidências: Ver blogue da Biblioteca