O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, com 378 formandos inscritos em 2019-20, localiza-se no concelho de Sintra, na área metropolitana de Lisboa (AML), e integra o Projeto Ler+ Qualifica PNL2027 desde 2020.
Participantes
Com o apoio de parceria da Biblioteca Escolar do AE, formadores dinamizaram diversas atividades com 149 formandos, a saber:
Atividades desenvolvidas
No domínio da literacia, com recurso a linguagens diversificadas e enriquecedoras, e articulando com entidades diversas, desenvolveram-se atividades de leitura, de interpretação e de escrita:
- a exposição Recicl’ARTE 2020 foi realizada pelos formandos do curso EFA nas unidades “Culturas Ambientais” e “Sistemas Ambientais” das áreas de CLC e STC: feita com aproveitamento de materiais usados para alertar para as questões ambientais que tanto preocupam enquanto cidadãos responsáveis. Veja o artigo.
- CRIATIVOS com a apresentação e partilha dos livros de autoria de formandos de RVCC do CQ
Diogo Santos é um formando dos cursos EFA que se interessa por fotografia e pela escrita. Sob o pseudónimo Cassiel Porto publicou em 2015 a obra 9 Pedaços de Alma de que deixamos aqui um excerto:
«Escrevo como se a mão não fosse minha, foge-me por entre os dedos a tinta, escapam-se palavras da minha alma como se nunca tivessem sido minhas, a folha evapora-se do meu pensamento, os dedos fluem como água, as letras tornam-se ilegíveis e as frases inexoráveis, os sentimentos escorrem e para a folha correm… Deixo de ver… Deixo de sentir. O tempo e o espaço deixam de existir… A realidade… qual realidade? Sim, pois, qual delas não sei. O mundo não existe, só eu e os meus pensamentos.»
Cassiel Porto, 9 Pedaços de Alma, Lisboa, Ed. Vieira da Silva, 2015
- CONFERÊNCIA RETHINK - Alternative Narratives to Violent Extremism, prevista para 11 de março, no âmbito do Projeto Europeu liderado pela Universidade Lusófona num consórcio europeu e co-financiado pelo Internal Security Fund, foi substituída, devido ao Covid 19, pela visualização de vídeos do site do projeto europeu, em sala de aula, com debate e produção de textos reflexivos
As ações desenvolvidas ficaram aquém do projetado devido às limitações impostas pelo confinamento. A maior parte das atividades planeadas deveria ter sido realizada no terceiro período letivo. Não querendo deixar de realizar o que tinha sido proposto aos formandos/adultos, foram feitas adaptações de modo a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido como o caso dos CRIATIVOS – apresentada on line.