“Quanto a mim, muito me agrada a ideia de tratar o hábito da leitura de livros como um dever moral e fraterno, face ao próximo”
Olga Tokarczuk, Viagens
“Há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas, à medida que as vamos passando; há outros que lemos com reverência, sem nos atrevermos a concordar com eles ou a discordar deles; outros, ainda, que, porque os amámos tanto e durante tanto tempo, somos capazes de recitar palavra a palavra, dado que os sabemos de cor – sabemo-los com o coração.”
Alberto Manguel, Um Diário de Leituras
Sobre o Dia Mundial do Livro - Palavras de Teresa Calçada hoje, na TSF
Recorda a Marcha da Leitura PNL |2019
Em 2019, o Dia Mundial do Livro foi comemorado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 com uma grande marcha pela leitura, um momento festivo de celebração do livro, dos autores e dos leitores.
Como estamos a viver tempos estranhos que nos obrigam a um confinamento social fomos obrigados a cancelar este evento. Em 23 de abril de 2021, todos juntos voltaremos à manifestação pela leitura.
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) sugere que este ano, na impossibilidade de oferecer uma rosa, não se esqueça de oferecer um livro.
Vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro para os que lhe são mais queridos. Afinal, “Um livro no coração. Todos somos Livros.”
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), desafia-nos a Virar a Página convidando-nos a participar nesta campanha.