O mundo atual da leitura é complexo e vivemos numa cultura mediática. O modo de ler mudou. A leitura literária e individual dá lugar à leitura plural e social. Os espaços de leitura são híbridos e o digital induz novas dinâmicas de leitura. A escola deve proporcionar aos alunos novos espaços de leitura para novas formas de ler.
Tendo consciência de que a nossa escola ainda não pode ser apelidada de escola leitora queremos alterar este rumo. Bora lá ler! É responsabilizar a escola pela implementação de um conjunto de ações promotoras do gosto de ler; é a oportunidade de incorporar a leitura na vida da escola, na sala de aula, na biblioteca e nos pátios. Ler para aprender mais, ler por prazer, ler a par, ler em voz alta, e em todo o lado… Este projeto pode consciencializar agentes educativos, famílias de que a leitura e a escrita são instrumentos indissociáveis da aprendizagem académica, de diferentes literacias, competências e atitudes constantes no “Perfil dos Alunos do Século XXI”.
Oficina de Filosofia integrada no Dia Internacional da Filosofia para 5 turmas do 7o ano. 9 alunas do 11o G dinamizaram sessões com apoio da docente e da BE, em articulação curricular com cidadania e entre ciclos:3o ciclo e secundário. O tema Direitos Humanos iniciou-se no MIBE, com exposição e sugestões de leituras, pesquisa na BE e registo escrito na Arvore dos Direitos Humanos. Atividade em grupo: desafio à reflexão, debate, escrita e partilha com os pares. Iniciativa com foco no treino de competências interpares e ciclos diferentes.
Evidências: Ver Padlet