Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos do EB e ES
Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos do EB e ES
Barómetro
PNL2027/ OPAC, CIES-Iscte, 2023

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) encomendou ao Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), uma estrutura do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte), um estudo sobre a Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

O estudo foi realizado em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Com esta iniciativa, procede-se à construção de um sistema de recolha regular de informação sobre a evolução das práticas de leitura dos alunos do ensino não superior, respondendo a uma necessidade há muito diagnosticada pelas principais entidades com responsabilidades na promoção da leitura em Portugal, bem como pelas universidades e centros de investigação.

No presente relatório faz-se o balanço do trabalho de tratamento e análise de dados e apresentam-se detalhadamente os resultados, avançando-se, quando considerado pertinente, possíveis linhas de desenvolvimento para as políticas públicas de leitura como prática cultural.

O estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte, e coordenado pelos investigadores João Trocado da Mata e José Soares Neves. Conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e com o apoio mecenático da Associação de Restaurantes McDonald’s.

Consulte o relatório sobre a Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura