Práticas de Promoção da Leitura
Práticas de Promoção da Leitura
Inquérito aos Mediadores de Leitura
PNL2027 / OPAC, CIES-Iscte

No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 deu início no corrente ano ao estudo sobre as Práticas de Promoção da Leitura junto da população jovem.

O novo estudo tem como objetivo a caracterização dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto da população em idade escolar, entre os seis e os 18 anos.

O universo do estudo é constituído por um conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e curadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura.

O presente estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte, e coordenado pelos investigadores João Trocado da Mata e José Soares Neves, contando com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. O financiamento é assegurado, mais uma vez, pela McDonald’s.

Os resultados deste estudo serão divulgados oportunamente.

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