Conteúdos:
- A Plataforma LER: Estrutura e conteúdos
- Desenvolvimento linguístico e preparação para a leitura
- Aprendizagem inicial da leitura e escrita
- Desenvolvimento e consolidação da leitura e escrita
- Reforço das aprendizagens em alunos com baixos níveis de desempenho na leitura e na escrita
Duração:
O Curso tem a duração de 26h: 8h síncronas, por videoconferência em plataforma Zoom, e 18h assíncronas, a gerir pelos formandos
Horário:
18:00h - 19:00h
18:00h - 20:00h - sessão inicial e final
Calendarização:
CFAE AlmadaForma, Almada - 10/01/2022 a 28/03/2022
CFAE AVCOA, Oliveira de Azeméis- 11/01/2022 a 29/03/2022
A inscrição deve ser feita juntos dos respetivos Centros de Formação, estando sujeita a limite de participantes.
Todos temos consciência de que a leitura tem um papel crucial para o percurso escolar e para a vida futura das crianças. Poder-se-ia mesmo dizer que ela é a chave para o desenvolvimento do potencial de cada aluno. Sem ser capaz de ler bem, ou enquanto não o faz, a criança não consegue beneficiar de todas as oportunidades que a escola tem para lhe oferecer e, no limite, pode ver comprometido o seu percurso individual e escolar.
Formadora
Isabel Leite é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora onde participa na formação de Psicólogos e de Professores. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, concluiu o Mestrado em Psicologia com uma dissertação sobre a aquisição e desenvolvimento linguístico. O interesse pela investigação sobre a linguagem e as habilidades de leitura e de escrita levou ao Doutoramento em Psicologia, pela Universidade de Évora, com uma tese acerca dos processos cognitivos e conhecimentos envolvidos nas etapas iniciais da aprendizagem da leitura. Em 2009/2010 integrou e coordenou o grupo de trabalho responsável pelo estudo psicolinguístico para o "Estabelecimento de níveis de referência na aprendizagem da leitura e da escrita do 1.º ao 6.º ano de escolaridade", realizado no âmbito do programa de acompanhamento do Plano Nacional de Leitura. Tem publicados, em coautoria, alguns capítulos de livros e artigos em revistas internacionais sobre a aprendizagem da leitura e sobre os processos mentais envolvidos na leitura