LER - Leitura e Escrita: Recursos
LER - Leitura e Escrita: Recursos
Curso de Formação (26h)
Isabel Leite
O PNL2027 dedica uma especial atenção às etapas de preparação e aprendizagem da leitura e a escrita.
A formação LER, destinada aos educadores de infância e professores do 1º ciclo, de português de 2.º ciclo e de Educação Especial, pretende dar mais uma resposta nesse sentido, incentivando à exploração da Plataforma LER e à reflexão sobre as práticas pedagógicas que esta fundamenta e visa promover.

 

Curso de Formação - LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

Conteúdos:

- A Plataforma LER: Estrutura e conteúdos
- Desenvolvimento linguístico e preparação para a leitura
Aprendizagem inicial da leitura e escrita
- Desenvolvimento e consolidação da leitura e escrita
- Reforço das aprendizagens em alunos com baixos níveis de desempenho na leitura e na escrita

Duração:

O Curso tem a duração de 26h: 8h síncronas, por videoconferência em plataforma Zoom, e 18h assíncronas, a gerir pelos formandos

Horário:

18:00h - 19:00h

18:00h - 20:00h - sessão inicial e final

Calendarização:

CFAE AlmadaForma, Almada - 10/01/2022 a 28/03/2022

CFAE AVCOA, Oliveira de Azeméis- 11/01/2022 a 29/03/2022

 

A inscrição deve ser feita juntos dos respetivos Centros de Formação, estando sujeita a limite de participantes.

Para informação sobre inscrições, contactar os respetivos Centros de Formação:
CFAE AlmadaForma almadaforma@aecaparica.pt

 

Todos temos consciência de que a leitura tem um papel crucial para o percurso escolar e para a vida futura das crianças. Poder-se-ia mesmo dizer que ela é a chave para o desenvolvimento do potencial de cada aluno. Sem ser capaz de ler bem, ou enquanto não o faz, a criança não consegue beneficiar de todas as oportunidades que a escola tem para lhe oferecer e, no limite, pode ver comprometido o seu percurso individual e escolar.

 
Atualmente existe um razoável consenso entre peritos quanto a como aprendemos a lerporque é que algumas crianças têm dificuldades nesta aprendizagem e quais as práticas de ensino que conduzem a melhores resultados. Sabemos, também, que para além de um conhecimento relativamente aprofundado das caraterísticas da língua em que vão ensinar a ler e da preparação no domínio da didática da leitura, os professores têm de ser capazes de avaliar os progressos dos alunos e adequar a natureza e o ritmo da instrução ao nível de desempenho de cada criança.


Formadora

Isabel Leite é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora onde participa na formação de Psicólogos e de Professores. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, concluiu o Mestrado em Psicologia com uma dissertação sobre a aquisição e desenvolvimento linguístico. O interesse pela investigação sobre a linguagem e as habilidades de leitura e de escrita levou ao Doutoramento em Psicologia, pela Universidade de Évora, com uma tese acerca dos processos cognitivos e conhecimentos envolvidos nas etapas iniciais da aprendizagem da leitura. Em 2009/2010 integrou e coordenou o grupo de trabalho responsável pelo estudo psicolinguístico para o "Estabelecimento de níveis de referência na aprendizagem da leitura e da escrita do 1.º ao 6.º ano de escolaridade", realizado no âmbito do programa de acompanhamento do Plano Nacional de Leitura. Tem publicados, em coautoria, alguns capítulos de livros e artigos em revistas internacionais sobre a aprendizagem da leitura e sobre os processos mentais envolvidos na leitura

Exerceu, como independente, as funções de Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário no XIX Governo Constitucional, onde desempenhou funções nas áreas relacionadas com o currículo dos cursos de ensino básico e secundário e a avaliação nas diferentes vias de ensino. Integra o Conselho Científico da EDULOG, Think Tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo. Mantém a colaboração com o PNL como consultora da plataforma LER.

Para mais informação sobre a Plataforma LER contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt
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2020 © Plano Nacional de Leitura
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