Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do programa Leitura em Família, uma iniciativa lançada em 2024 para promover a leitura em casa de forma continuada e sistemática. Os municípios e as instituições de saúde e ação social devem inscrever-se , com o prazo alargado até ao dia 28 de fevereiro, na área de formulários. Aconselha-se a leitura atenta do regulamento.
Porquê Ler em Família?
Estudos comprovam que as crianças expostas a ambientes ricos em leitura e a quem se lê desde cedo desenvolvem maior concentração, alcançam melhores resultados escolares, são mais empáticas e curiosas sobre o mundo. O Plano Nacional de Leitura considera essencial apoiar as famílias na criação de hábitos de leitura.
Como funciona o programa?
O programa Leitura em Família é implementado por equipas municipais compostas por um bibliotecário municipal, um professor bibliotecário e um agente social no território, que elaboram um plano de ação para sensibilizar e capacitar famílias, fomentando hábitos de leitura com as crianças. Entidades de ação social ou da área da saúde que desenvolvam trabalho direto com famílias podem igualmente participar no programa, com dois elementos da sua equipa.
O Plano Nacional de Leitura oferece:
Formação especializada
Acompanhamento e monitorização
Financiamento para as atividades do plano de ação
Um trabalho em rede
O programa privilegia a parceria entre os agentes culturais, educativos e sociais do território, para otimizar recursos e adaptar estratégias às necessidades de cada comunidade.
Além disso, promove a partilha de experiências entre municípios, através de:
Curso de formação;
Reuniões de monitorização;
Festival Leitura em Família;
Encontro de Rede de Municípios Leitura em Família.
Impacto e participação
Na 1.ª edição, participaram no programa 24 municípios do território continental e a Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe, abrangendo entre 600 e 1000 famílias. Os planos de ação em curso mostram o potencial transformador do programa.
Como participar?
Consulte o regulamento no portal do Plano Nacional de Leitura e junte-se a esta iniciativa para fortalecer a leitura em família na sua comunidade.