Página Inicial > Ações > Projetos > Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais

Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Cenários de Aprendizagem

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais. Deste modo, lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia. Foram até ao momento identificadas mais de seis dezenas de práticas que desenvolvem a literacia digital e promovem aprendizagens ao longo de todos os ciclos de ensino e no contexto das bibliotecas e que, assim, poderão ser tomadas como exemplo ou replicadas por outros profissionais.

 

Mantemos o convite a todos os interessados para que continuem a registar cenários de aprendizagem desenvolvidos ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura 2027.


 Formulário de Registo

Cenários já registados:


1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6     |   7    |   8   |   9   |  10


 

  • 101
    Media Challenge - Gamificação
    Ana Maria Cruz, A.E. Gaia Nascente
    Leia
  • 100
    Healthy food - Colaboração
    Lucinda Dias, A.E. Carlos Gargaté, Almada
    Leia
  • 98
    Livros infinitos - Colaboração
    Ana Bela Marques, Teresa Carriço e Armanda Rodrigues, A.E. de Golegã, Azinhaga e Pombalinho
    Leia
  • 97
    25 de Abril - Gamificação
    Paula Sousa e Sandra Silva, A.E. Soares de Basto, Oliveira de Azeméis
    Leia
  • 96
    Aprender + com a primavera - Colaboração
    Marisa M. F. Branco Marado, A.E. Latino Coelho, Lamego
    Leia
  • 95
    Amor de Perdição - Aprendizagem invertida
    Ulisses Mota, A.E. Henrique Medina, Esposende
    Leia
  • 94
    Dia Mundial do Livro - Estante interativa  - Colaboração
    Lígia Maia, E.B. de São Lourenço - Ermesinde
    Leia
  • 93
    Cantando espalharei por toda a parte - Colaboração
    Jorge Brandão Carvalho, A.E. Amares
    Leia
  • 92
    Webquest - "Os Lusíadas"  - Colaboração
    Sandra Isabel Leitão Vieira da Silva , A.E. Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Sobral de Monte Agraço
    Leia
  • 91
    Jogo de pista virtual: Dia Mundial da Saúde Oral - Gamificação
    Jacqueline Duarte e Célia Mota, A.E. da Venda do Pinheiro
    Leia
 

1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6   |   7    |   8   |   9   |  10


 SEMINÁRIOS:

 

 

 

Quem Somos
Contactos
2020 © Plano Nacional de Leitura
Acções
Leituras
Livros PNL
Recursos
Acções
PROJECTOS
CONCURSOS
EVENTOS
CONFERÊNCIAS
PRÉMIOS
ESTUDOS
FORMAÇÃO
APOIOS
INTERNACIONAL
MEDIA
MAPA
Leituras
SUGESTÕES
UM LIVRO POR SEMANA
IDEIAS DE LEITURA&ESCRITA
BIBLIOTECAS E LIVROS DIGITAIS
REVISTAS DIGITAIS
AUDIOLIVROS
LEITURA EM APPS
LIVRARIAS
PUBLICAÇÕES
Livros PNL
CATÁLOGO PNL
DESTAQUES
AOS LEITORES
CLUBES DE LEITURA PNL2027
ORITENTAÇÕES
BIBLIOTECA DIGITAL
Recursos
CIÊNCIAS
CULTURA E SOCIEDADE
ESCOLAS
LEITURA E ESCRITA
LITERACIAS
LITERATURA