Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Cenários de Aprendizagem

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais. Deste modo, lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia. Foram até ao momento identificadas mais de seis dezenas de práticas que desenvolvem a literacia digital e promovem aprendizagens ao longo de todos os ciclos de ensino e no contexto das bibliotecas e que, assim, poderão ser tomadas como exemplo ou replicadas por outros profissionais.

Mantemos o convite a todos os interessados para que continuem a registar cenários de aprendizagem desenvolvidos ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura 2027.


 Formulário de Registo

Cenários já registados:


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  • 218
    Escape Room: Training 001 - Gamificação
    Paulo Jorge Pereira de Castro, Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura
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  • 217
    Jeu d'évasion: En dehors des sentiers battus!  - Gamificação
    Elisabete Pires, A.E. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
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  • 216
    Fuga virtual - Para onde foi o Zezinho? - Gamificação
    Isabel Lima, A.E Pedome
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  • 215
    Caça ao Tesouro: Em busca da água (perdida) - Gamificação
    Teresa Rebelo, E.B. Nuno Álvares/A.E. Carregal do Sal
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  • 214
    Webquest: Proteção Ambiental - Colaboração
    Cidália Maria Rodrigues Pereira Viegas, A.E Tomaz Ribeiro, Tondela
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  • 213
    Escape Room Literário: Um raio de sol - Gamificação
    Cláudia Sofia Cruz, A.E. Frei João, Vila do Conde
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  • 212
    Escape Room Desenreda-te! - Gamificação
    Maria de Fátima Silva Castro Fradique e Luísa Salcedas Martins, A.E. a Lã e a Neve, Covilhã
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  • 211
    Escape Room Ler é Poder! - Gamificação
    Maria de Fátima Silva Castro Fradique, A.E. A Lã e a Neve, Covilhã
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  • 210
    Webquest: "Desafios de Português" - Colaboração
    Maria Dulce Ferreira Lopes, A.E. de Santa Comba Dão
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  • 209
    Escape Room - Dia Internacional do Livro Infantil - Gamificação
    Nélia Gomes, A.E. Dr. Vieira de Carvalho, Maia
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Como Pesquisar?

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2020 © Plano Nacional de Leitura
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