Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Cenários de Aprendizagem

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais. Deste modo, lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia. Foram até ao momento identificadas mais de seis dezenas de práticas que desenvolvem a literacia digital e promovem aprendizagens ao longo de todos os ciclos de ensino e no contexto das bibliotecas e que, assim, poderão ser tomadas como exemplo ou replicadas por outros profissionais.

Mantemos o convite a todos os interessados para que continuem a registar cenários de aprendizagem desenvolvidos ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura 2027.


 Formulário de Registo

Cenários já registados:


1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6     |   7    |   8   |   9   |  10   |   11   |  12   |   13   |   14    |   15   |   16   |   17


 

  • 164
    Webquest O Caldo de Pedra - Colaboração
    Carla Cunha e Isabel Pinheiro,A.E. de Valadares - V.N.Gaia e A.E. de Lordelo - Paredes
    Leia
  • 138
    Webquest - Alimentação Saudável - Colaboração
    Sónia Marques, AE Terras de Larus - Amora/Seixal
    Leia
  • 138
    Webquest Austrália - Colaboração
    Maria de Lurdes Almeida, A.E.  João de Barros - Corroios
    Leia
  • 138
    EUWEBQUEST12 - Colaboração
    Bibiana de Sousa, A.E.  João de Barros - Corroios
    Leia
  • 138
    WebQuest "Descobrir Bocage"   - Colaboração
    Ulisses Mota, E.S. Henrique Medina, Esposende
    Leia
  • 138
    Vamos ajudar a Inês? - Gamificação
    Marco Silva, A.E. Caldas de Vizela
    Leia
  • 138
    Seguindo as passadas de Eça pela Lisboa d' Os Maias  - Colaboração
    Ana Maria Soares Ferreira, A.E. de Ovar Sul
    Leia
  • 138
    Webquest "À descoberta de rede" - Colaboração
    Isilda Maria Vieira de SousaEscola Básica e Secundária de Ourém
    Leia
  • 138
    WebQuest - Gato de palavra - Colaboração
    Laura Carvalho, A.E. da Caparica
    Leia
  • 138
    A mesa na História de Portugal - Aprendizagem invertida
    Ana Paula Oliveira; Liseta Costa, A.E. João da Silva Correia, São João da Madeira
    Leia
 

1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6   |   7    |   8   |   9   |  10    |   11   |  12   |   13    |   14   |  15   |   16   |   17


 

Como Pesquisar?

    Se deseja pesquisar nesta Base de dados, aceda a esta hiperligação e siga os seguintes passos: 1. Menu "Dados"; 2. Escolher "Vista de Filtro"; 3. Clicar em "Aplicar nova vista de filtro". Desse modo, em cada coluna (válido para "Área curricular", "Metodologia" e "Nível de escolaridade"), poderá escolher a informação que deseja filtrar.


 

SEMINÁRIOS:

 

 


Saber mais
ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.