Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Leitura, Escrita, Tecnologias Digitais
Cenários de Aprendizagem

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais. Deste modo, lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Assim, e no âmbito da celebração europeia Codeweek, o PNL2027 lançou, em 2018, esta iniciativa com o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia. Foram até ao momento identificadas mais de seis dezenas de práticas que desenvolvem a literacia digital e promovem aprendizagens ao longo de todos os ciclos de ensino e no contexto das bibliotecas e que, assim, poderão ser tomadas como exemplo ou replicadas por outros profissionais.

Mantemos o convite a todos os interessados para que continuem a registar cenários de aprendizagem desenvolvidos ou em desenvolvimento, através do preenchimento de um simples formulário. As experiências que respondam ao solicitado terão destaque no portal PNL2027 e serão difundidas nos diversos canais do Plano Nacional de Leitura 2027.


 Formulário de Registo

Cenários já registados:


1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6     |   7    |   8   |   9   |  10   |   11   |  12   |   13   |   14    |   15   |   16   |   17   |  18   |   19   |   20    |   21   |   22   |   23  |   24   |    25   |    26   |   27


 

  • 262
    Escape Room Educativo: Missão Amor de Perdição   - Gamificação
    Adelina Moura,  A.E. Carlos Amarante, Braga
    Leia
  • 261
    Webquest: Os Lusíadas, de Luís de Camões - Reflexões do Poeta   - Colaboração
    Eneida Maria Jorge Roldão Alferes, A.E. Gândara Mar - Tocha, Cantanhede
    Leia
  • 260
    Webquest: The World of Work  - Colaboração
    Paula Cristina Meneses Ferreira, A.E. D. Maria II, Agualva-Cacém
    Leia
  • 259
    Webquest: Litoral - potencialidades e problemas  - Colaboração
    Ana Paula Faria, A.E. de Pedome, Vila Nova de Famalicão
    Leia
  • 258
    Caça ao ladrão  - Colaboração
    Célia Garcia; Vítor Garcia, A. E. da Ericeira
    Leia
  • 257
    Webquest: O Design - Colaboração
    Anabela Quelhas, A.E. Morgado de Mateus, Vila Real
    Leia
  • 256
    Webquest - Camões e Os Lusíadas  - Colaboração
    João Augusto V.de Moura Resende, A.E. de Sever do Vouga
    Leia
  • 255
    Webquest "A maior flor do Mundo" - Colaboração
    Andreia Rodrigues Pires, E.B. Artur Patrocínio/A.E. Prof. Armando Lucena, Malveira
    Leia
  • 254
    My Escape Room: Treasure Lost in the Magical Forest - In Search of the Past Tenses  - Gamificação
    Lúcia de Fátima Oleiro Bentes, A.E. D. João V, Damaia
    Leia
  • 253
    Escape Room Educativo - Vamos Salvar o Oceano! - Gamificação
    Lucília Morim, Colégio Efanor, Senhora da Hora
    Leia
 

1    |    2     |    3   |    4    |    5    |    6   |   7    |   8   |   9   |  10    |   11   |  12   |   13    |   14   |  15   |   16   |   17   |   18   |   19   |   20    |   21   |   22   |   23  |   24   |    25   |    26   |   27


 

Como Pesquisar?

    Se deseja pesquisar nesta Base de dados, aceda a esta hiperligação e siga os seguintes passos: 1. Menu "Dados"; 2. Escolher "Vista de Filtro"; 3. Clicar em "Aplicar nova vista de filtro". Desse modo, em cada coluna (válido para "Área curricular", "Metodologia" e "Nível de escolaridade"), poderá escolher a informação que deseja filtrar.


 

SEMINÁRIOS:

 

 


LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura