“No meu coração vive uma menina que, sempre que tem a sensação de que o mundo não funciona, se esconde num canto.
Nesse canto há canções a aguardar que ela as cante, enigmas a aguardar que ela os resolva, recordações a aguardar que ela as rememore, sonhos que, tal como um amontoado de folhas no chão, aguardam que ela os esmiúce.
Ali respira tranquila e caminha devagar.
O silêncio entre notas dá forma à música, um silêncio que difunde a mensagem de que existe um mundo novo e encantador.
No meu corção vive uma menina que sempre que se esconde num canto, fá-lo por pouco tempo; e isto só porque precisa desse tempo para voltar a encontrar o seu lugar no mundo.”
In Esconder-se num canto do mundo (2017), editora Kalandraka
“Jimmy Liao (Taipé, China, 1958): Licenciado em Belas-Artes. Após 12 anos a trabalhar numa agência de publicidade, uma leucemia levou-o a repensar a sua vida. Já recuperado, deixou o seu emprego e dedicou-se a escrever e a ilustrar histórias de forma autodidata. Desde 1998, tem vindo a publicar inúmeros livros para o público infantil e adulto que estão traduzidos em muitos países e foram adaptados ao teatro e ao cinema: o filme baseado em "A Fish with a Smile" obteve em 2006 o Prémio Especial para a Melhor Curta de Animação do Festival Internacional de Cinema de Berlim. É um dos autores asiáticos com maior reconhecimento internacional.” In Wook
“Quando Chegares ao canto do mundo, silêncio, por favor. Corta com todos os canais de comunicação, esquece-te do tempo, e começa a descobrir um mundo tão estranho como familiar.“
“É como numa biblioteca. Não podes importunar ninguém sempre que te apetecer. E também não deves ficar curioso com o que os outros fazem ou com o livro que estão a ler. Relaxa, sê tu próprio e sê feliz.”
“Podes brincar no jardim,
Mas cuidado para não pisares essas belas e delicadas flores.
Corre uma brisa suave e as borboletas dançam graciosas.
Esse armário mágico e misterioso está no fundo da floresta.
Só de vez em quando é que uma criança sorridente empurra a porta e grita:«Voltei! Estou de volta!»"
“Todas as manhãs o primeiro raio de luz cura
milagrosamente as feridas e as enfermidades do dia anterior.
Atacado por uma raposa, o passáro verde que o menino tem nas mãos, e que há uns instantes mal respirava, começa agora a bater as asas e a arrulhar.”
“No oceano crescem plantas exóticas e invulgares. Com as ondas suaves do mar podes aprender a nadar e ser tão despreocupado como um peixe – sem precisares de vir à superfície para respirar.
Não me perguntes onde está a sereia. Ah, pobre rapariguita!”
O Peixe que Sorria, de Jimmy Liao
Curta-metragem premiada no festival de Cinema de Berlim, em 2006
A Revista Babar entrevistou Jimmy Liao.
The essential and the invisible foi uma exposição que decorreu entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, em Madrid, co-organizada pelo Museo ABC e pelo Taipei Economic and Cultural Office.
Outros livros de Jimmy Liao:
Veja outros "Um Livro por Semana".