Página Inicial > Leituras
Um livro por semana
Um livro por semana
Surpreenda-se!
18.abril.2020

As origens de tudo

Quando começámos a caminhar?

Quando  aconteceu o milagre da linguagem?

Qual a origem  da música, da religião e da lei?

Como teve início o comercio e o uso da moeda?

Porque nasceram as primeiras cidades?

Quando é que começamos a enterrar os nossos mortos?

Porque é que a maioria das sociedades valoriza a monogamia?

As origens de tudo

Desde a filosofia pré-socrática que o Homem tem a curiosidade de compreender o mundo que o rodeia. Abandonando as explicações mitológicas e as crenças religiosas, procurou um elemento, um princípio único, a partir do qual se explicaria a origem de todas as coisas – arqué (em grego antigo ἀρχή). Era na Natureza que muitos encontravam a arqué, tal como a água, o ar, a terra ou o fogo. Para os Pitagóricos, a conceção é a de que todas as coisas são números. É nisso que consiste a arqué, onde reside a origem da harmonia, da proporção e da medida de todas as coisas.

Muito tempo passou desde a antiguidade grega, mas a curiosidade humana continua bem aguçada.

Saber mais sobre as origens é “apurar um sentido para a compreensão da necessidade de passagem do tempo na formação dos processos da civilização, mas também perceber que a aceleração que alguns começos civilizacionais sofreram, através do aparecimento da agricultura, da cidade, do estado“. Saber mais sobre as origens é aprender mais sobre nós, sobre a Humanidade.

Numa abordagem científica, onde a filosofia e a história também marcam presença, o autor pretende explicar a origem de vários processos culturais, religiosos, políticos ou de alguns rituais ou ações que nos tornam únicos e verdadeiramente humanos. Ao longo dos dezasseis capítulos de “As Origens de Tudo” (Editora Desassossego, 2019) não encontramos respostas exatas e claras para todas as questões, nem esse é o objetivo, mas somos confrontados com um amplo conjunto de teorias que nos aproximam de respostas esclarecedoras e que induzem à reflexão.

Uma recomendação PNL2027. 

O autor esteve em Portugal. Veja a entrevista.

Jürgen Kaube

Jürgen Kaube é um dos especialistas  mais reconhecidos na área  da divulgação cientifica, dá resposta a muitas questões, muitas das quais  continuam a estar na origem  de disputas culturais, políticas e religiosas. Um relato absolutamente fascinante sobre as origens de tudo o que nos torna únicos e humanos. 


Como começou a linguagem, a arte ou a religião? - Leia a entrevista no Jornal Público.

Ler 

Veja outros "Um Livro por Semana"

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura