Leitura Orientada em Sala de Aula - II
Leitura Orientada em Sala de Aula - II
Plano 21|23 Escola+
Fase II


O que é? 

 

O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula apresenta e disponibiliza um conjunto de recursos e orientações didáticas para trabalho da compreensão da leitura.  

Subjacente à criação destes recursos, está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.  

 

Para quem? 

 

Professores do 1.º ciclo e professores de português do ensino básico e secundário; 

Alunos de todos os níveis de ensino, do 1.º ano ao 12.º ano. 

 

Os recursos: o que são e como se organizam? 

 

A partir de um texto, são apresentadas sugestões de atividades para diferentes momentos da leitura: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com orientações didáticas para professores.  

Os recursos organizam-se por ciclo de ensino, ano de escolaridade e género textual. 

Explicam-se os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula. 


 

LOGOS

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura