Leitura Orientada em Sala de Aula
Leitura Orientada em Sala de Aula
Ação de Curta Duração (3h)
29.03.2022

A Leitura Orientada em Sala de Aula tem o propósito de criar um espaço e um tempo para progredir na aprendizagem da leitura e da escrita, aprofundando a compreensão e a capacidade leitoras - ler, ler bem, ler melhor, de forma fluente e prazerosa.

No quadro do plano de recuperação de aprendizagens, preconizado pela ação “Escola a Ler”, o PNL reafirma a necessidade de dar um enfoque prioritário à leitura e à escrita orientadas na sala de aula, dedicando uma hora a esta atividade, diariamente no primeiro ciclo e semanalmente no segundo ciclo.

Reconhecendo a importância desta temática para todos os docentes, o PNL2027 organizou no dia 29 de março de 2022 uma Ação de Curta Duração (ACD). Pode assistir aqui ao vídeo da transmissão.


 

Os participantes avaliaram esta Ação numa só palavra. Divulgamos aqui os resultados.

 Avaliação da ACD LOSA

Destinatários: Todos os docentes, em especial Educadores de Infância, Professores do 1.º ciclo, Professores de Português do 2.º ciclo, Professores bibliotecários

Releva, para efeitos da aplicação do artigo 9.º do DL n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, para os grupos de recrutamento 100, 110, 200, 210 e 220

 

Promotores: Plano Nacional de Leitura 2027 / CFAE AlmadaForma

 

Formadores:

- Isabel Alçada – Especialista em leitura

- Elsa Conde – Subcomissária do PNL2027

- Luísa Dinis – Equipa do PNL2027

- Cristina Gonçalves – AE Carlos Amarante, Braga

- Lurdes Caria – AE Francisco Arruda, Lisboa

- José Jorge Letria – Escritor

- Danuta Wojciechowska - Ilustradora


Conteúdos:

- A importância da Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA)

- O PNL2027 e a leitura orientada

- Propostas PNL para a leitura orientada

- Práticas de leitura orientada na sala de aula e com a biblioteca escolar

- Livros e Leitores

 

 

Cartaz ACD LOSA

[Cartaz PNG]          [Cartaz PDF]

 

A leitura é fundamental para o sucesso dos alunos pela sua transversalidade e pela forma como influencia as aprendizagens em todas as áreas curriculares. O sucesso neste domínio está diretamente relacionado com a frequência de contactos com obras motivadoras, que as crianças compreendam e lhes deem prazer, e com práticas de leitura induzidas pelo professor e/ou outras, destinadas a ampliar a compreensão e o interesse pelo conteúdo dos livros. O tempo dedicado à leitura condiciona de forma decisiva o progresso das competências leitoras, cabendo à escola um papel relevante no ensino da leitura e na promoção do gosto de ler.

 

Para mais informação, contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt

Para dúvidas sobre inscrições contactar almadaforma@aecaparica.pt ou 212 946 508.

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2020 © Plano Nacional de Leitura
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