Página Inicial > Ações > Projetos > LER - Leitura e Escrita: Recursos

LER - Leitura e Escrita: Recursos
LER - Leitura e Escrita: Recursos
Decodifica o código do cofre

A Plataforma LER propõe uma tarefa para a etapa APRENDER da autoria de Ana Paula Vale e Bruno Martins da Unidade de Dislexia da UTAD. Decodifica o código do cofre é uma tarefa pensada para uma fase inicial da aprendizagem, isto é, para os primeiros meses da instrução alfabética.

Por este motivo foram selecionadas apenas palavras que contém fonemas que se podem prolongar, nomeadamente as vogais e as consoantes fricativas. Se o professor desejar averiguar o conhecimento das restantes correspondências do código pode fazê-lo seguindo os princípios da atividade para a seleção de novas palavras.

Atendendo ao contexto em que decorreu a aprendizagem da leitura no presente ano letivo, esta atividade pode ser utilizada para o professor averiguar se o conhecimento e habilidades necessárias à decodificação estão consolidadas nos alunos que agora terminam o 1.º ano de escolaridade. 

 

Palavras em que o X se lê /ks/

Decodifica o código do cofre - Etapa APRENDER

 

Disponibiliza-se aqui o acesso a todos os recursos da Plataforma LER.

 

  • Decodifica o código do cofre
    Etapa APRENDER

    Decodifica o código do cofre
    Leia 

  • Palavras em que o X se lê /ks/
    Etapa APRENDER

    Palavras em que o X se lê /ks/
    Leia 

  • Promoção da Leitura
    Etapa DESENVOLVER

    Promoção da leitura
    Leia 

  • Ler e escrever com a letra S
    Etapa APRENDER

    Ler e escrever com a letra S
    Leia 

  • Descobrir a Palavra Mistério
    Etapa PREPARAR

    Descobrir a Palavra Mistério
    Leia 

  • Dificuldades na escrita
    Etapa REFORÇAR

    Dificuldades na escrita
    Leia 

  • Saco de contar histórias
    Etapa PREPARAR

    Saco de contar histórias
    Leia 

  • Que palavra não pertence a esta equipa?
    Etapa APRENDER

    Que palavra não pertence a esta equipa?
    Leia 

  • Literacia em contexto familiar
    Etapa PREPARAR

    Literacia em contexto familiar
    Leia 

  • Dominar a ortografia
    Etapa APRENDER

    Dominar a ortografia
    Leia 

  • Bingo dos Sons Espaciais
    Etapa APRENDER

    Bingo dos Sons das Letras
    Leia 

  • Sons espaciais
    Etapa APRENDER

    Sons espaciais
    Leia 

  • O papel da consciência morfológica na aprendizagem da leitura e da escrita
    Etapa DESENVOLVER

    A aprendizagem da escrita
    Leia

  • Montanha russa de sons
    Etapa APRENDER

    Montanha russa de sons
    Leia

    • O Ensino da Escrita: A dimensão textual
      Etapa DESENVOLVER

      O ensino da escrita: A dimensão textual
      Leia 

    • Porlex
      Etapa APRENDER

      Porlex - base de dados lexical
      Leia 

  • Falar, Ler e Escrever
    Etapa PREPARAR

    Falar, Ler e Escrever
    Leia

  • Encontra a família da foca
    Etapa APRENDER

    Encontra a família da foca
    Leia

  • Aprender a compreender
    Etapa DESENVOLVER

    Aprender a compreender
    Leia

  • As ilhas das vogais fortes
    Etapa APRENDER

    As ilhas das vogais fortes
    Leia

  •  
Decorreram durante o mês de maio de 2021, 6 Ações de Curta Duração em 6 Centros de Formação de Professores, cada uma com a duração de 3 horas, nas quais se deu a conhecer a Plataforma LER, a sua organização e conteúdos. Participaram nestas ações 324 docentes: educadores, professores do 1.º ciclo, professores de português do 2.º ciclo e professores de educação especial.
 
 
No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.

Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.

  

Plataforma LER

 LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.

Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.

  

 

Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt.

 

  

Quem Somos
Contactos
2020 © Plano Nacional de Leitura
Acções
Leituras
Livros PNL
Recursos
Acções
PROJECTOS
CONCURSOS
EVENTOS
CONFERÊNCIAS
PRÉMIOS
ESTUDOS
FORMAÇÃO
APOIOS
INTERNACIONAL
MEDIA
MAPA
Leituras
SUGESTÕES
UM LIVRO POR SEMANA
IDEIAS DE LEITURA&ESCRITA
BIBLIOTECAS E LIVROS DIGITAIS
REVISTAS DIGITAIS
AUDIOLIVROS
LEITURA EM APPS
LIVRARIAS
PUBLICAÇÕES
Livros PNL
CATÁLOGO PNL
DESTAQUES
AOS LEITORES
CLUBES DE LEITURA PNL2027
ORITENTAÇÕES
BIBLIOTECA DIGITAL
Recursos
CIÊNCIAS
CULTURA E SOCIEDADE
ESCOLAS
LEITURA E ESCRITA
LITERACIAS
LITERATURA