Página Inicial > Ações > Projetos > LER - Leitura e Escrita: Recursos

LER - Leitura e Escrita: Recursos
LER - Leitura e Escrita: Recursos
Sugestões para promover a fluência na leitura

A fluência na leitura é uma condição necessária à compreensão do que se lê.  Quando o leitor não consegue ler sem esforço, a sua atenção, a memória e o raciocínio são alocados ao processo de decodificação, comprometendo a capacidade de compreender o texto. 

O estímulo e a promoção de oportunidades de leitura devem acontecer na sala de aula e em contexto familiar. A ação concertada entre escola e família permite reforçar a aprendizagem e é favorável ao desenvolvimento de hábitos de leitura.

Os meses de verão são uma excelente oportunidade para se consolidar o que se aprendeu e evoluir. O período de férias, com mais interação com a família e mais tempo livre, é o contexto ideal para praticar e estimular o gosto pela leitura.

A Plataforma LER disponibiliza de forma sintética um conjunto de sugestões para professores e pais promoverem a fluência de leitura das crianças.

 

Fluência na Leitura

Fluência de leitura - Etapa APRENDER

 

Disponibiliza-se aqui o acesso a todos os recursos da Plataforma LER.

 

  • 5 passos para escrever
    Etapa APRENDER

    5 passos para escrever palavras regulares
    Leia 

  • 4 Passos para ler
    Etapa APRENDER

    4 passos para ler palavras simples
    Leia 

  • Decodifica o código do cofre
    Etapa APRENDER

    Decodifica o código do cofre
    Leia 

  • Palavras em que o X se lê /ks/
    Etapa APRENDER

    Palavras em que o X se lê /ks/
    Leia 

  • Promoção da Leitura
    Etapa DESENVOLVER

    Promoção da leitura
    Leia 

  • Ler e escrever com a letra S
    Etapa APRENDER

    Ler e escrever com a letra S
    Leia 

  • Descobrir a Palavra Mistério
    Etapa PREPARAR

    Descobrir a Palavra Mistério
    Leia 

  • Dificuldades na escrita
    Etapa REFORÇAR

    Dificuldades na escrita
    Leia 

  • Saco de contar histórias
    Etapa PREPARAR

    Saco de contar histórias
    Leia 

  • Que palavra não pertence a esta equipa?
    Etapa APRENDER

    Que palavra não pertence a esta equipa?
    Leia 

  • Literacia em contexto familiar
    Etapa PREPARAR

    Literacia em contexto familiar
    Leia 

  • Dominar a ortografia
    Etapa APRENDER

    Dominar a ortografia
    Leia 

  • Bingo dos Sons Espaciais
    Etapa APRENDER

    Bingo dos Sons das Letras
    Leia 

  • Sons espaciais
    Etapa APRENDER

    Sons espaciais
    Leia 

  • O papel da consciência morfológica na aprendizagem da leitura e da escrita
    Etapa DESENVOLVER

    A aprendizagem da escrita
    Leia

  • Montanha russa de sons
    Etapa APRENDER

    Montanha russa de sons
    Leia

    • O Ensino da Escrita: A dimensão textual
      Etapa DESENVOLVER

      O ensino da escrita: A dimensão textual
      Leia 

    • Porlex
      Etapa APRENDER

      Porlex - base de dados lexical
      Leia 

  • Falar, Ler e Escrever
    Etapa PREPARAR

    Falar, Ler e Escrever
    Leia

  • Encontra a família da foca
    Etapa APRENDER

    Encontra a família da foca
    Leia

  • Aprender a compreender
    Etapa DESENVOLVER

    Aprender a compreender
    Leia

  • As ilhas das vogais fortes
    Etapa APRENDER

    As ilhas das vogais fortes
    Leia

  •  
Durante o mês de maio de 2021 foram realizadas 6 Ações de Curta Duração em 6 Centros de Formação de Professores, cada uma com a duração de 3 horas nas quais se deu a conhecer a Plataforma LER, a sua organização e conteúdos. Participaram nestas ações 324 docentes: educadores, professores do 1.º ciclo, professores de português do 2.º ciclo e professores de educação especial.
 
 
No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.

Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.

  

Plataforma LER

 LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.

Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.

  

 

Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt.

 

  

ENTRELER
Revista digital, anual, livre e gratuita, sobre leitura, escrita e literacias.