Página Inicial > Ações > Projetos > Ler - Leitura & Escrita: Recursos

Ler - Leitura & Escrita: Recursos
Ler - Leitura & Escrita: Recursos
Descobrir a palavra mistério

Todas as atividades de treino da leitura, mesmo na sala de aula e para crianças sem potenciais dificuldades, têm de ser sistemáticas, frequentes, e a avaliação da consolidação de conhecimentos (e.g., da aprendizagem da associação letra-som) deve ser feita com material diferente do usado durante o treino.

A Plataforma LER divulga um novo jogo, Descobrir a Palavra Mistério, através do qual as crianças treinam a consciência fonémica, identificando e suprimindo o fonema inicial de uma palavra (imagem) e assim encontrando uma nova palavra. Em simultâneo reforça-se a ideia de que quando se muda um fonema (“som”), se mudam os grafemas utilizados e isso transforma as palavras.

 

 

Descobrir a Palavra Mistério

Descobrir a Palavra Mistério - Etapa REFORÇAR

 

Disponibiliza-se aqui o acesso a todos os recursos da Plataforma LER.

 

  • Descobrir a Palavra Mistério
    Etapa PREPARAR

    Descobrir a Palavra Mistério
    Leia 

  • Dificuldades na escrita
    Etapa REFORÇAR

    Dificuldades na escrita
    Leia 

  • Saco de contar histórias
    Etapa PREPARAR

    Saco de contar histórias
    Leia 

  • Que palavra não pertence a esta equipa?
    Etapa APRENDER

    Que palavra não pertence a esta equipa?
    Leia 

  • Literacia em contexto familiar
    Etapa PREPARAR

    Literacia em contexto familiar
    Leia 

  • Dominar a ortografia
    Etapa APRENDER

    Dominar a ortografia
    Leia 

  • Bingo dos Sons Espaciais
    Etapa APRENDER

    Bingo dos Sons das Letras
    Leia 

  • Sons espaciais
    Etapa APRENDER

    Sons espaciais
    Leia 

  • O papel da consciência morfológica na aprendizagem da leitura e da escrita
    Etapa DESENVOLVER

    A aprendizagem da escrita
    Leia

  • Montanha russa de sons
    Etapa APRENDER

    Montanha russa de sons
    Leia

    • O Ensino da Escrita: A dimensão textual
      Etapa DESENVOLVER

      O ensino da escrita: A dimensão textual
      Leia 

    • Porlex
      Etapa APRENDER

      Porlex - base de dados lexical
      Leia 

  • Falar, Ler e Escrever
    Etapa PREPARAR

    Falar, Ler e Escrever
    Leia

  • Encontra a família da foca
    Etapa APRENDER

    Encontra a família da foca
    Leia

  • Aprender a compreender
    Etapa DESENVOLVER

    Aprender a compreender
    Leia

  • As ilhas das vogais fortes
    Etapa APRENDER

    As ilhas das vogais fortes
    Leia

  •  
No âmbito da implementação da fase piloto de monitorização da plataforma, decorreu de outubro a dezembro de 2020 uma oficina de formação com docentes convidados de 4 Agrupamentos de Escolas de Braga.

A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.

Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.

  

Plataforma LER

 LER - Leitura e Escrita: Recursos

 

A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.

Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.

  

 

Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt.

 

  

Quem Somos
Contactos
2020 © Plano Nacional de Leitura
Acções
Leituras
Livros PNL
Recursos
Acções
PROJECTOS
CONCURSOS
EVENTOS
CONFERÊNCIAS
PRÉMIOS
ESTUDOS
FORMAÇÃO
APOIOS
INTERNACIONAL
MEDIA
MAPA
Leituras
SUGESTÕES
UM LIVRO POR SEMANA
IDEIAS DE LEITURA&ESCRITA
BIBLIOTECAS E LIVROS DIGITAIS
REVISTAS DIGITAIS
AUDIOLIVROS
LEITURA EM APPS
LIVRARIAS
PUBLICAÇÕES
Livros PNL
CATÁLOGO PNL
DESTAQUES
AOS LEITORES
CLUBES DE LEITURA PNL2027
ORITENTAÇÕES
BIBLIOTECA DIGITAL
Recursos
CIÊNCIAS
CULTURA E SOCIEDADE
ESCOLAS
LEITURA E ESCRITA
LITERACIAS
LITERATURA