O Curso de Alfabetização para Adultos e Adolescentes (Curso AAA), da autoria de Régine Kolinsky, Isabel Leite, Cristina Carvalho e José Morais, é uma proposta concreta de aplicação do método fónico para o ensino da leitura e da escrita em Português Europeu a jovens e adultos que não sabem ler e escrever ou cujas habilidades de leitura e escrita são, por razões de ordem diversa, muito rudimentares.
Esta proposta fundamenta-se nas descobertas mais recentes da psicolinguística e das (neuro)ciências cognitivas, incorpora o amplo conjunto de evidências científicas que têm demonstrado quais são o método, as metodologias e as técnicas mais eficazes e mais eficientes para o ensino da leitura num sistema de escrita alfabético e sugere uma sequência para a introdução das correspondências grafema-fonema para otimização do processo de ensino-aprendizagem, detalhando os aspetos do ensino, dos materiais e do desempenho dos alunos a que o professor deve estar particularmente atento.
Embora dirigido sobretudo a adultos e adolescentes, a ordem da sequência proposta para o ensino das correspondências grafema-fonema e os princípios de ensino do Curso AAA podem ser adaptados para o ensino da leitura e da escrita em português, também a crianças.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.
Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.
Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt