O português é uma escrita alfabética – quando escrevemos, as letras mostram a sequência dos fonemas nas palavras. Mas nem sempre há uma correspondência fixa, de um-para-um, entre letra e som/fonema. As irregularidades do código tornam a aprendizagem, tanto da leitura como da escrita, menos linear e mais difícil. O uso do conhecimento morfológico pode ser uma estratégia para resolver as dúvidas em algumas palavras.
Esta atividade, criada por Bruno Martins e Ana Paula Vale da UTAD, ensina os alunos a usar conhecimento morfossintático para escrever palavras terminadas em /isɨ/. Como o fonema /s/ antes da vogal <e> se pode escrever de várias formas (e.g., trouxe, apetece, fosse) a sua representação pode ser bastante difícil, principalmente para os escreventes menos experientes.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.
Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.
Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar luisa.dinis@pnl2027.gov.pt