O que é que as ciências sabem sobre como melhor ensinar as crianças a ler e a escrever em português, e como podem contribuir para que atinjam níveis de desempenho virtuosos? Estas questões foram o motor que levou um grupo de investigadores e académicos com reconhecida expertise a aceitar o desafio de sintetizar, no manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências (Manual ABC), aquilo que hoje a ciência sabe sobre como melhor alfabetizar as crianças que falam português e o que é ainda necessário investigar para alcançarmos uma melhor compreensão.
O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências, publicado na Plataforma LER, corresponde à edição portuguesa do Manual do curso ABC: Alfabetização Baseada em Ciência publicado no Brasil e surge da necessidade de acautelar, desde as etapas iniciais, o sucesso na aprendizagem destas competências fundamentais.
No seu conjunto, este Manual contém 23 capítulos e pode ser uma fonte importante de atualização científica para os professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1.º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância.
É também um manual apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores, porque os coloca em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada; destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula.
A Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos, iniciada em 2017 e desenvolvida pelo PNL2027 com o apoio financeiro e técnico-científico da Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG, tem o propósito de oferecer a todos os responsáveis pelo ensino da leitura e da escrita, informação científica e recursos sobre esta tão importante área transversal a todo o saber.
Trata-se de disponibilizar, de forma sintética e sistematizada, o produto do trabalho realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas da educação e da psicolinguística de modo a permitir compreender melhor a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever e, assim, tomar decisões conscientes sobre as metodologias e abordagens pedagógicas mais eficazes.
LER - Leitura e Escrita: Recursos
A apresentação pública da Plataforma teve lugar no dia 22 de setembro e contou com as intervenções de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Isabel Alçada, Representante do Conselho Consultivo do EDULOG, Teresa Calçada, Comissária do PNL2027, e Isabel Leite, Consultora do Projeto LER.
Na sessão, moderada pela jornalista Bárbara Wong, a equipa de investigadores, constituída por Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), Ana Paula Vale (Universidade de Trás-os-Montes), São Luís Castro e Rui Alves (Universidade do Porto), Alexandra Reis e Luís Faísca (Universidade do Algarve), Tânia Fernandes (Universidade de Lisboa) e José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), na qualidade de coordenador científico deste trabalho colaborativo, fez uma breve apresentação dos recursos disponíveis.
Para mais informações contactar carla.beirao@pnl2027.gov.pt