Neste guia, apresentamos algumas orientações essenciais para a implementação dos Projetos de Leitura, previstos nas Aprendizagens Essenciais, do 3.º ao 12º anos. Os projetos de leitura servem o propósito de formar leitores autónomos, que ganham hábitos e gosto pela leitura, e que percebem o seu percurso como leitores. O importante é que os alunos percebam que não se é bom ou mau leitor, mas que todos, enquanto leitores, estamos em permanente evolução e podemos sempre progredir. Outro aspeto a ter em conta é que este projeto de leitura é pessoal: para além de o leitor saber em que parte do seu processo se encontra, conhece também os seus gostos, preferências e interesses.
As etapas que apresentamos neste guia são fundamentais e exequíveis, independentemente dos formatos escolhidos pelos professores para implementar o Projeto de Leitura. São apresentadas sugestões que podem ser adaptadas a diferentes anos de escolaridade, a diferentes formatos e com os grafismos e suportes que os docentes preferirem utilizar. Pretendemos fornecer ferramentas que se ajustem aos diferentes contextos e que facilitem o pleno desenvolvimento dos projetos de leitura a nível nacional.