Pssst...! Venham cá todos!
Pssst...! Venham cá todos!
Autores Editores Livreiros

A colaboração com os autores, editores e livreiros é essencial para uma maior e mais eficaz divulgação dos livros recomendados.

Neste diálogo, que se quer próximo e intenso, é muito importante que os Livros PNL sejam tornados visíveis e apetecíveis ao grande público, com presença nas sessões de autores, evidenciando o selo Ler+ colocado pelos editores, e postos em lugar de destaque nas livrarias, contribuindo para maximizar o trabalho de todos no momento de sugerir uma leitura ou aconselhar a compra de um livro.


Como saber quais os autores presentes no Catálogo PNL?

 

O Catálogo PNL contém sugestões de livros clássicos e modernos, em língua portuguesa e traduzidos, de diferentes géneros, distintos temas e para todas as idades.

Para encontrar os livros de determinado autor:

- escolha o campo autor
- escreva na janela de pesquisa o nome procurado
- clique no sinal +

O PNL2027 publica mensalmente Destaques dos livros recomendados onde se divulgam autores nacionais e estrangeiros, correspondendo a determinadas temáticas ou eventos nos quais estes autores e os seus livros são os principais protagonistas. Por exemplo, Livros e Liberdade, Grandes aventuras, Livros para conhecer o mundo, Vamos ao Teatro, Livros para amar ao som da música, …

 

 Destaques PNL2027

 

Como devem os editores  proceder para propor um livro à apreciação do PNL2027?

 

Os editores registam-se na Área de Formulários do PNL2027, submetem no formulário específico os títulos para apreciação e enviam ao PNL2027 dois exemplares de cada título submetido.

Este processo decorre entre 1 de janeiro e 10 de maio, para os livros a divulgar em junho; e entre 1 de julho e 31 de outubro, para os livros a divulgar em dezembro.

 

Área de Formulários

 

Desde 2017, registaram-se 216 editores e foram selecionados 2467 livros (até dezembro de 2020). A maior parte dos livros propostos e recomendados pertence à área da Literatura.

Registe-se e proponha à recomendação do PNL2027 as suas edições.

 Livreiros

 

Como podem os livreiros encontrar no Catálogo PNL ideias para sugestões aos leitores e criação de monstras temáticas?

 

O Catálogo PNL pode ser uma ajuda na pesquisa de livros para sugerir aos leitores, de acordo com os seus interesses, idade, curiosidades, maturidade.

Para a execução das montras da livraria, dedicadas a uma data especial, a uma efeméride ou a um tema específico, encontra também neste catálogo boas ideias e inspiração.

- escolha os critérios de pesquisa adequados: tema, idade, nível de leitura, …
- insira na caixa o termo de pesquisa, como desporto, animais, direitos humanos, viagens, fantasia, terror, pintura, amor ou o nome de uma personalidade.
- clique no sinal +
… e deixe-se surpreender!

 As Livrarias têm um lugar dedicado no Portal do PNL2027, com ligações eletrónicas aos seus websites ou redes sociais. Visite-o.

 

Consulte Perguntas Frequentes.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura