Reforço da leitura por prazer
Reforço da leitura por prazer, favorecendo a existência de espaços, tempos e oportunidades - formais, não formais e informais - para exercitar a prática e o gosto de ler.

Estudos nacionais e internacionais (PISA, 2009; National Literacy Trust, 2013; Common Sense Media, 2014) têm evidenciado a diminuição da leitura extensiva e da leitura por prazer. As boas competências de leitura, o sucesso educativo e a leitura por prazer estão indissociavelmente ligados. Temos de encorajar as crianças e jovens a tornarem-se leitores autónomos, independentemente do suporte de leitura que escolham. A aquisição de hábitos e do gosto pela leitura exigem a prática sistemática e regular da leitura, o envolvimento emocional e a motivação intrínseca dos leitores através de um exercício livre e voluntário que estimule os indivíduos a, progressivamente, lerem cada vez mais e melhor. Não se nasce leitor. Tornamo-nos leitores, mas o mais difícil é permanecermos leitores. Através do acesso facilitado a leituras significativas e de iniciativas diversificadas de carácter informal procurar-se-á incentivar o prazer de ler e formar leitores para a vida.

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2020 © Plano Nacional de Leitura
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