Em 2018, o Plano Nacional de Leitura 2027 implementou um repositório digital de Roteiros de Leitura, com diversos objetivos, construídos com ferramentas Google. Os roteiros foram realizados em torno de obras recomendadas pelo PNL2027 e obras constantes das Metas Curriculares e Programas em vigor.
Este projeto visa reforçar o entendimento do potencial da literacia digital na promoção da competência leitora, dotando professores e alunos de novos recursos e estratégias, tendo em em conta objetivos como potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet e associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.
Durante os dois últimos anos letivos, a iniciativa ofereceu a docentes e outros profissionais ligados à Leitura e ao Digital, uma Oficina de Formação com a duração de 50 horas (25h de trabalho orientado pela Formadora e 25h de trabalho autónomo).
Esta formação teve como pano de fundo o projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário veio, que, tal como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), dar novo alento à introdução em sala de aula de processos pedagógicos inovadores, com recursos tecnológicos promotores de melhorias nas aprendizagens.
A sociedade atual e o facto de cerca de 95% da informação existir em formato digital, torna absolutamente necessário que à promoção da leitura se alie a promoção de outras literacias, nomeadamente a digital. Também o incentivo do trabalho colaborativo entre os alunos, tão presente nas competências que, de acordo com o PASEO, deve a escola desenvolver nos alunos, só fará sentido se, em primeira instância, for incentivado o trabalho colaborativo entre docentes, nomeadamente numa perspetiva de articulação interdisciplinar.
Esta ação visou a formação de docentes na seleção e criação
de recursos educativos digitais com ferramentas Google permitindo a criação de percursos pedagógicos que favoreçam a autonomia dos alunos e que apostem na promoção da leitura e de outras literacias no contexto de atividades interdisciplinares.
O PNL2027 não apenas lançou o desafio a todos os formandos de partilharem os seus recursos através do seu Portal e redes sociais tornando-os disponíveis como produtos de enorme qualidade a outros docentes, visando, sem dúvida, a melhoria das práticas docentes e da experiência leitora como acolheu vários outros recursos ditos espontâneos porque realizados fora do âmbito das sessões de formação proporcionadas.
A ação de formação foi desenhada para ser ministrada em formato blended-learning com sessões presenciais a decorrer a distância via plataforma Zoom, com suporte complementar da plataforma Google Classroom para o desenvolvimento do trabalho autónomo, entrega dos produtos finais, interação e registo de assiduidade.
Foram até ao momento ministradas três turmas de Formação de Docentes com um total de 57 participantes e três turmas de Formação de Formadores em que
participaram 70 Formadores. Foram já assinados diversos Acordos de Parceria com Centros de Formação de Escolas que poderão, a partir de agora, oferecer esta formação nos seus Planos. Dois dos CFAE já começaram com um total de três novas turmas. Todos os trabalhos produzidos integrarão o repositório do PNL20227.
Os Roteiros já disponíveis, num total de 143, são construídos em três plataformas distintas: Google Maps, Google Earth Pro (a versão gratuita do programa que deve ser instalada no computador) e, os mais recentes, no Google Earth Web, a versão que corre nos navegadores Chrome (preferencialmente) e Edge e que permite um acesso facilitado à leitura e aos roteiros através de computador, tablet ou smartphone.
Destacamos para cada um dos níveis de leitura alguns Roteiros que merecem, sem dúvida, uma visita.
Nível de leitura: Pré-Leitura
História da Zebrinha Malva (original)
Autoria de Maria do Carmo L. Sereno de Almeida, A.E. da Ericeira
Disponível nesta hiperligação.
Se os Animais fossem aos Jogos Olímpicos
Autoria de Maria Nazarete Catré, Centro Escolar Solum Sul, Coimbra
Disponível nesta hiperligação.
Uma leitura de "Pedro Alecrim"
Autoria de Fátima Rodrigues, A.E. S. João da Pesqueira
Disponível nesta hiperligação.
Nível de leitura: Fluente
As reflexões do poeta na epopeia Camoniana
Autoria de Dionísio Ferreira, E.S. de Resende
Disponível nesta hiperligação.
Conheça outros Roteiros na página da iniciativa.