SOBE+
SOBE+
Dia Mundial da Saúde Oral
20.março.2022

A Direção-Geral da Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura 2027 assinalam o Dia Mundial da Saúde Oral e desafiam os educadores e os professores a dinamizarem iniciativas cuja temática seja a saúde oral, a partir dos recursos existentes nas bibliotecas escolares e no portal SOBE+. Leitura, desenho, pintura, música, representação, dança, culinária e um sem fim de atividades lúdicas podem servir para promover a literacia e a saúde.

Neste âmbito, propõe-se para os alunos do 4.º ano uma atividade, que se articula com a ação “Diário de escritas”: a escrita do “Diário de uma Escova de Dentes”, a partir do contacto com diferentes excertos/exemplos de diários e da pesquisa de informação complementar sobre a temática da saúde oral.  

A equipa SOBE+ fica a aguardar a partilha dos diários criados, os quais serão, certamente, muito criativos!

 

O livro de Miguel Lopes Oliveira, que já se encontra nas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, está agora disponível em formato digital.

 

O meu espelho da saúde oral

 

Para além de possibilitar uma maior interação com o leitor, que é convidado a fazer uma autoavaliação da sua saúde oral, o livro dá a conhecer as doenças orais e as suas consequências, apresentando também propostas de boas práticas em saúde.

Surge, assim, mais um recurso de suporte à dinamização de atividades no âmbito da saúde oral.

Boas escovagens e boas leituras!

 

Projeto SOBE+ pretende contribuir para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença. Centra o seu foco na integração da temática da saúde oral no currículo, convidando as bibliotecas escolares a desenvolver atividades a partir dos materiais lúdico-pedagógicos existentes.

Destina-se a crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1.º CEB, das redes pública e privada, e resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.


Integrado no Projeto SOBE+, surge ainda o subprojeto Escovar na Escola, através do qual a Direção Geral da Saúde irá distribuir kits para a escovagem dos dentes (copo, escova e dentífrico). Este subprojeto visa incentivar as escolas e jardins-de-infância, que implementam ou desenvolvem projetos de saúde oral, a incluir a escovagem dos dentes efetuada pelos alunos diariamente, em ambiente escolar. A distribuição dos materiais relativos às candidaturas aprovadas será realizada a partir de outubro de 2020 pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). As candidaturas estarão abertas até ao limite do stock. Saiba como candidatar-se no novo Portal SOBE+.

 

Ler 

Dia Mundial da Alimentação - 16.outubro

Dia Mundial da Saúde Oral - 20.março.2018

 

Parceiros

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura