Paula Cusati é mediadora de leitura e formadora.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, possui uma pós-graduação em Livro Infantil.
Trabalhou em Bibliotecas Municipais e foi responsável pelas atividades de Animação e Promoção da Leitura. Participou como animadora no
projeto Cata Livros da Fundação Gulbenkian.
Dinamiza sessões de contos, ateliers e projetos de promoção da leitura. É mestranda em Promoção da Leitura e Literatura Infantil na Universidade de Castilla-La Mancha.
Com o apoio do PNL desenvolveu várias atividades em escolas:
Oficina de Leitura e Escrita
Público – alvo: 3º e 4º anos do 1º CEB e 6º ano do 2º CEB
Em cada prática são propostos textos de autores portugueses e estrangeiros, criteriosamente selecionados e adequados aos diferentes níveis de leitura dos participantes, que servirão de mote e modelo para a escrita. As estratégias são diversificadas: escrita autobiográfica, o início de um texto, descrição de uma personagem, caracterização espacial, coerência e organização textual, gradação semântica, poesia. Cada encontro termina com o empréstimo de livros para leitura autónoma em casa.
Ler Juntos
Público – alvo: 6º ano do 2º CEB e pais
Dinamização de encontros destinados a pais e filhos, com periodicidade quinzenal, em que se procederá à leitura aprofundada e discussão de livros selecionados pelo grupo (de entre os propostos pela mediadora após auscultação inicial dos hábitos leitores, perfis e interesses das famílias participantes). A mediadora fomenta o questionamento e o diálogo em torno dos livros, ajudando a tecer redes intra e intertextuais, convidando os leitores a estabelecer relações entre os livros e o seu conhecimento do mundo bem como com as suas experiências pessoais. Funciona também como modelo de leitor capaz de apreciar a riqueza da linguagem literária e a beleza das imagens por ela criadas.
Conversas Pequenas
Público – alvo: Mediadores: Pais e Profissionais (educadores de infância, professores, professores bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores socioculturais, psicólogos, enfermeiros de saúde infantil)
Encontros mensais destinados aos mediadores, durante os quais se procede a:
- análise atenta e partilhada de livros infantis e juvenis, de diferentes tipologias;
- discussão em torno do papel das famílias e da escola na formação de leitores críticos e autónomos;
- exemplificação de atividades e comportamentos que estimulam a aquisição de hábitos leitores;
- conversas animadas pelo desejo de ler o mundo e trocar ideias, verdadeiro motor das comunidades leitoras.