Anúncio dos vencedores do Prémio Ler+ 2025
Anúncio dos vencedores do Prémio Ler+ 2025
8ª edição
24 de outubro

É com grande prazer que divulgamos os vencedores da 8.ª Edição do Prémio Ler+, ambos na Categoria Educação:

Da Escola Básica João Roiz de Castelo Branco (Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, Castelo Branco), foi distinguido o projeto “Mais do que Livros”. Este projeto destacou-se pela promoção da leitura inclusiva e pela criação de materiais acessíveis, nomeadamente em braille, permitindo envolver alunos com necessidades educativas específicas e fomentando uma cultura de leitura para todos.

O projeto “Faz-te ao Livro”, da Escola Secundária de Caldas de Vizela (Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela) mereceu esta distinção devido à sua abrangência e dinamismo, à forte articulação curricular, ao envolvimento da comunidade educativa e à criação de uma página eletrónica com recursos partilháveis, que reforça a ligação entre a leitura, a criatividade e a cidadania ativa.

Os dois prémios, com o valor unitário de €5000,00, foram entregues na Conferência Anual do Plano Nacional de Leitura, no dia 24 de outubro de 2025.

As distinções foram atribuídas por unanimidade pelo júri, constituído por Isabel Alçada (Presidente do Júri), Ana Margarida Ramos, Afonso Cruz e Gina Lemos.

Segundo o júri, as candidaturas apresentadas evidenciam a diversidade e qualidade das práticas de promoção da leitura nas escolas portuguesas, refletindo um notável compromisso das comunidades educativas com a inclusão, a criatividade e o prazer de ler.

Neste sentido, mereceu destaque o projeto “Oficina de Leitura – dicção e interpretação”, da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares), pela valorização da leitura em voz alta e pela integração das artes performativas como via de incentivo à leitura.

O Plano Nacional de Leitura 2027 atribui anualmente, desde 2018, o Prémio Ler+, em reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura