Formação
Ler+ dá Saúde
Programa de literacia emergente e familiar
Formação

O Ler+ dá Saúde decorre em articulação com o Plano de Ação Para a Literacia em Saúde 2019|2021 e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ). O PNSIJ (Norma nº 10/2013 da DGS) preconiza a valorização dos cuidados antecipatórios como fator de promoção da saúde e de prevenção da doença facultando, aos pais/mães e outros cuidadores, os conhecimentos necessários ao melhor desempenho no que respeita à promoção e proteção dos direitos da criança e ao exercício da parentalidade, em particular no domínio dos novos desafios da saúde, incluindo a promoção de hábitos de leitura para e com as crianças.

 

Procurando envolver os profissionais de saúde na promoção de práticas e de hábitos de literacia familiar, que resultem na motivação das crianças para a leitura e potenciem o sucesso na aprendizagem, advogando assim o potencial da literacia para a saúde, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e a AgaKhan Portugal, com a supervisão do Dr. Rizério Salgado, da USF S. Julião (Oeiras), conceberam um plano formativo, constituído por 8 módulos, com uma duração aproximada de dois meses.

A equipa de formação é constituída por especialistas com competências científico-pedagógicas nas diferentes áreas temáticas.

Os conteúdos formativos visam uma abordagem multidimensional que acrescenta valor às boas práticas de educação e saúde.

 

Objetivos

  • Sensibilizar os profissionais de saúde para o valor das práticas de literacia em família, nomeadamente o contacto diário com livros adequados a cada idade e a leitura de histórias em voz alta;
  • Apoiar médicos e enfermeiros na dinamização e implementação do Programa Ler+ dá Saúde, de forma articulada e de acordo com as intervenções previstas no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil;
  • Partilhar conhecimentos e instrumentos, de acordo com a melhor evidência, nos domínios da literacia emergente e familiar.


Destinatários

Profissionais da área da Saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos) interessados na promoção da literacia emergente e familiar para a saúde, no quadro do presente Programa.

Será dada prioridade aos profissionais das Unidades de Saúde inscritas no Programa Ler+ dá Saúde.

 

Parcerias e apoios

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura