Documentos
Ler+ dá Saúde
Programa de literacia emergente e familiar
Documentos

O Plano Nacional de Leitura 2027, a Direção Geral de Saúde, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Associação de Medicina Geral e Familiar assinaram, a 7 de fevereiro de 2019, o Protocolo para a implementação e o desenvolvimento do Programa Ler+ dá Saúde.

 

Assinatura do protocolo

 

No sentido de sensibilizar e informar as Unidades de Saúde Familiares (USF) e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com profissionais envolvidos no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ), sobre o Programa Ler+ dá Saúde, a Direção-Geral de Saúde emitiu, em 14 de maio de 2019, uma Circular Informativa, dirigida a todos os Médicos de Medicina Geral e Familiar, Enfermeiros de Família do SNS e Profissionais de Saúde do SNS.

 

Apresentações realizadas pelos parceiros do Ler+ dá Saúde no 23.º Congresso de Medicina Geral e Familiar (Évora, 28.set.2019).


 Elsa Conde (PNL 2027) - O Programa Ler+ dá Saúde

 

Cristina Ferreira (DGS) - Visão da DGS sobre o Ler+ dá Saúde

 

Vanda Pinto (ESEL) - Indicadores de avaliação do Ler+ dá Saúde 

 

Rizério Salgado (USF S. Julião, Oeiras) - A evidência científica na base do Ler+ dá Saúde e a sua implementação nas consultas de saúde infantil 

 

O capítulo 4 do relatório Avaliação do Plano Nacional de Leitura: os primeiros cinco anos demonstra a forma de implementação do Ler+ dá Saúde no período de 2008 a 2011.

 

Em 2009 foi criado um filme de apresentação do Programa e de sensibilização para a importância do acesso a livros e à leitura desde muito cedo para o desenvolvimento integral e para o bem-estar das crianças.

 

 

 

Parcerias e apoios

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura