CALMA
CALMA
ES Gaia Nascente

O projeto CALMA ((Ciências, Artes, Literatura, Multimédia e Animação) tem como entidade coordenadora a Escola Secundária Gaia Nascente, do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente (ESGN/AEGN), e como entidades parceiras a Casa da Imagem - Fundação Manuel Leão, o Parque Biológico de Gaia - Câmara Municipal de Gaia - e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Os responsáveis são Rafael Tormenta (professor de Português - ESGN/AEGN), Fernando Gonçalves (professor de Artes Visuais - ESGN/AEGN), Joana Mateus (Casa da Imagem - Fundação Manuel Leão), Henrique Alves e Rita Diogo (Parque Biológico de Gaia - Câmara Municipal de Gaia) e Isabel Meneses (CIIE/FPCEUP).

O projeto CALMA pretende, de forma transdisciplinar, sensibilizar os jovens para o prazer e a importância da leitura, a partir da sua mobilização para a educação ambiental e para a sustentabilidade, através da variedade de linguagens e da convergência de sentidos, espaços e tempos de diversas expressões artísticas.



O grupo de alunos dinamizadores do projeto integra jovens dos 10.º, 11.º e 12.º anos dos Cursos de Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Profissional de MultimédiaO projeto tem como público jovens entre os 14 e os 20 anos da Escola Secundária Gaia Nascente, e, de forma mais lata, das populações das freguesias que a escola abrange (Avintes, Oliveira do Douro e Vilar de Andorinho), mas também, eventualmente, de todo o concelho de Vila Nova de Gaia.

Os espaços de realização das atividades são a Escola Secundária Gaia Nascente, Casa da Imagem - Fundação Manuel Leão, Parque Biológico de Gaia - Câmara Municipal de Gaia - e Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, inclui formações várias - Mindfulness, Yoga, Tai-Chi, entre outras -, um ateliê de expressão dramática, oficinas de escrita criativa e de ilustração, visitas de estudo, encontros com escritores, concursos literários, ateliê Ler Sem Medo, clube Eco-Arte, bem comoexposições, instalações e performances de Arte Urbana, Ecológica e Ambiental, e apresentações de expressão dramática/ teatro.

Cartaz do balanço das atividades de 2019/ 2020

divulgação partirá das seguintes hiperligações:

Timeline

Blogue do Projeto 

Projeto Calma/ pág. facebook

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura