Movimento 14-20 a Ler
Movimento 14-20 a Ler
Leitores 14-20
Candidaturas 2023

Estão a decorrer as candidaturas à 6.ª edição do Movimento 14-20 a Ler!

Assista aqui aos vídeos com os depoimentos de quatro coordenações de projetos, desenvolvidos ou em desenvolvimento, exemplificativos do Movimento 14-20 a Ler e deixe-se levar:

… pelo entusiasmo da Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Porto, Marisa Pedrosa (1), que nos explica como “o processo de candidatura não (…) pareceu em nada complexo. O mais desafiante foi reunir todos os parceiros com que queríamos trabalhar para que juntos pudéssemos levar esta noção de leitura, de mundo e de arte mais longe”.

 

 

…pela visão holística do Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Luís Germano (2), que afirma que “o projeto não envolve muita burocracia. Tem os pedidos necessários para que haja algum controlo sobre o próprio projeto e sobre a própria dinamização” e recomenda a candidatura “vivamente, (…) por responder às necessidades dos alunos”, acrescentando que “pelas vias que convoca, pelo vídeo, pelos media, é um projeto muito atual, com (…) muitas potencialidades.”

 

 

…pelo impacto social do projeto referido pela Bibliotecária da Biblioteca Municipal João Brandão, Ana Paula Neves e pelo Professor do Agrupamento de Escolas de Tábua, António Neves (3), ao destacarem “uma certa democratização do ensino e da aprendizagem, porque as temáticas - a fotografia, cinema, teatro - não são temáticas abordadas no currículo normal de uma escola, são temáticas e atividades mais frequentes nas grandes cidades. Graças a este projeto, (…) os nossos alunos aqui do interior tiveram algo como os seus colegas mais afortunados das grandes cidades. E os alunos sentiram bem isso, foi uma mais-valia para eles.”

Para além disso, graças a este projeto, “as bibliotecas escolares adquiriram obras de fotografia, de cinema, obras de arte que são caras e pouco acessíveis para o orçamento de uma escola” salientando que “o apoio monetário é muito significativo.”

 

 

…pela capacidade transformadora do projeto defendida pela Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Condeixa, Ana Rita Amorim (4), ao invocar que “os nossos alunos, depois de passarem pelas diferentes experiências promovidas e desenvolvidas pelo nosso projeto se transformaram. Tornaram-se alunos mais interventivos, mais participativos, mais abertos a novas experiências; e melhoraram as suas competências da oralidade e escrita. Hoje valorizam a leitura e compreendem melhor o poder da palavra."

 

 

…pelo testemunho inspirador da Professora de Português e de Teatro do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Selda Soares (1) que reforça a simplicidade da candidatura bem como os benefícios do projeto ao afirmar que “Não foi nada complicado. A dificuldade foi só gerir o entusiasmo e isso não é nada difícil” e que “os resultados transformadores nos jovens foram muitos. Os jovens sentiram-se autores, sentiram-se capazes”, acrescentando que “não há nada de mais valioso quando se trata de educação.”

 

 

(1) Projeto (In)visibilidades. Percursos de leituras por caminhos de arte

(2) Projeto LerÓbidos: Movimento 14-20 a Ler

(3) Projeto Dois Pontos: residências de criação artística e literária

(4) Projeto Read and Stand Up

LER
Informação científica e recursos para o ensino da leitura e da escrita.
PICCLE
Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita.
LEITURA ORIENTADA
Recuperação e reforço de aprendizagens no Ensino Básico.
CARTOGRAFIAS LEITORAS
Mapear iniciativas de leitura e escrita do ensino superior
logo
logo
2020 © Plano Nacional de Leitura